Vanguarda Literária : A TROVA EM AUTA DE SOUZA

O crítico Andrade Muricy a respeito da extraordinária poetisa potiguar AUTA DE SOUZA escreveu: ”Ela foi a mais espiritual das poetisas brasileiras”. Essa figura admirável que passou pelo nosso planeta rápida qual meteoro, viveu em absoluta pureza, e, nasceu em 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba-RN, vindo a desencarnar com apenas 24 anos e alguns meses. Deixou um único livro: ”HORTO” que vem encantando os amantes da arte e do belo, ao longo dos anos, em sucessivas edições. São poemas de amor, ricos de espiritualidade, esperança, fraternidade, atributos que só os possuem os espíritos de luz. Viveu uma existência de sofrimento, num verdadeiro preparo à sublime e celestial ascenção espiritual. Nos seus versos, conclama os semelhantes a seguir o MESTRE JESUS, mensagens encorojadoras à luta, ao exercício da humildade, pois, ”A excelsa recompensa é a luz, e a coroa de lágrimas aponta a vitória da crença que porfia”. Ajudar! Servir! Eis o que ela sempre implorou nos seus belos escritos. Acender o próprio amor, uma vez que, ”Ajudando e servindo sem cansaço, repartindo o pão que nos enriquece a mesa, o Mestre amado estará conosco”.
E, as Trovas na Poesia de AUTA DE SOUZA? Elas são simplesmente maravilhosas, carregadas de alto teor filosófico, que só os iluminados podem produzir. Reflita, caro leitor, sobre essas composições, cuja temática diz respeito à caridade, ao amor e a Deus:

“Da estrela à raiz da erva,
vibra esta lei do Senhor:
o tempo apenas conserva
o que se faz por amor.

Ofensa, pedrada, espinho,
injúria, maldade ou lama…
Tudo vence no caminho
o coração de quem ama.

A morte não vence a vida
por muito que a desarrume.
Tomba a rosa fenecida,
o céu recolhe o perfume.

Embora desiludida,
alma cansada e sincera,
por muito te doa a vida,
não desanimes !…Espera !

Arte nobre, ativa e bela
venha de crentes ou ateus,
é sempre luz que revela
a Providência de Deus”.

Os poetas da nossa geração ficam extasiados diante de tanta beleza, simplicidade e filosofia que emanam do espírito evoluido de AUTA DE SOUZA. Ler os sonetos e as Trovas dessa admirável poetisa, muitas delas psicografadas há anos, pelo extraordinário ser humano, o médium admirável Chico Xavier,o apóstolo do bem, é adquirir lenitivo para a alma que sofre e alimento para o espírito.
Ave, AUTA DE SOUZA, que nos ensina sempre a refletir sobre a transitoriedade terrena,e nos concita ao exercício salutar da caridade que nos redime !

  • Auta de Souza nasceu em Macaíba, região metropolitana do estado de Natal em 12/9/1876, estado no qual desencarnou em 7/2/1901