Editorial : A vida e sua ‘roda viva’

“Roda mundo, roda-gigante / Rodamoinho, roda pião/ O tempo rodou num instante/ Nas voltas do meu coração” – Chico Buarque de Holanda

Estamos no último mês do ano. Dezembro de 2022. O ano passou rápido demais… Sim, passou. Sim, passa! E, esperando o futuro, muitas vezes deixamos de viver o presente…
Esperando “dar certo”, esquecemos de que “dar errado” geralmente é a preparação para o processo – e que o processo é tão ou mais importante que a conquista; porque é nele que está o amadurecimento.
Todas essas frases parecem clichês: chavão; lugar comum – mas, são reais.
O processo de amadurecimento exige paciência. E paciência é algo cada vez mais raro. Até considerada virtude, para muitos; além de tema de estudos para pesquisadores de países – como a Alemanha e a França, que desenvolveram, recentemente, um estudo para tentar identificar e mapear como se dá a paciência, sistematicamente, entre as culturas (Patience in Everyday Life).
Pode até parecer irrelevância, mas a paciência foi uma grande aliada da humanidade na maior crise sanitária que afetou o mundo nos últimos dois anos: a pandemia da Covid 19.
Virtudes à parte, a vida não pára para que possamos entender; compreender; aprender e seguir em frente. Às vezes – e geralmente – é tudo junto mesmo.
E nessa ‘roda vida’ aprendemos muito com o outro. Aprendemos muito com os desafios. Aprendemos muito com o processo. Com os ciclos. Encerrados e iniciados.

A vida é um misto de inícios e fins, com os meios – em que temos que desenvolver nossas habilidades e fazer nossas escolhas…

Para este (quase) fim de ano e (bem próximo) início de novo ano desejamos que todos. Absolutamente todos os povos tenham esperança. Paciência. Um sonho. Uma realização. Respeito. Empatia. Sabedoria. Serenidade. Saúde mental – tão necessária para os dias atuais.

Que todos os sonhos pessoais e profissionais sejam realizados. E que nossas atitudes sejam cada vez mais coletivas e humanas!