Ação recupera autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica

Projeto realizado na Delegacia de Defesa da Mulher oferece curso de automaquiagem
e dicas de tratamento capilar gratuitamente

(por Aiandra Alves Mariano)
Por meio de encontros bimestrais, mulheres vítimas de violência domésticas atendidas na Delegacia de Defesa da Mulher de Pindamonhangaba agora poderão aprender a resgatar sua autoestima e compreender melhor seu protagonismo e autonomia, através de ações que visam potencializar a capacidade de entendimento acerca de seus direitos.
A proposta foi implantada por profissionais voluntários da área da beleza e as duas primeiras reuniões aconteceram na semana passada. Na ocasião, a maquiadora Ludy Martins e o cabeleireiro Rondy Rodrigues deram dicas de cuidados com a pele e cabelos e aulas de automaquiagem para mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas, dentre outras relacionadas à questão de gênero, raça e condição social.
Cinco mulheres participaram dos dois primeiros encontros, realizados na própria delegacia. “Foi um bom começo, mas esperamos que nos próximos, venham ainda mais mulheres, para que a ação cresça e possamos trazer outros voluntários para também participar”, afirmou Rondy Rodrigues.
A idealizadora da ação, Ludy Martins, destaca que os encontros têm foco no resgate da autoestima, orientação sobre a prevenção e proteção à violência contra a mulher, potencialização e restabelecimento de vínculos sociais. “Nossa ideia é bater um papo informal, orientar e ensiná-las a se cuidar, se empoderar. Futuramente, vamos realizar oficinas de maquiagem para capacitá-las para o mercado de trabalho”, enfatizou a maquiadora.
Os próximos encontros ainda serão agendados, mas devem acontecer daqui a aproximadamente dois meses. As mulheres interessadas em participar podem obter mais informações na própria delegacia e serão avisadas da data da próxima reunião.
A Delegacia de Defesa da Mulher de Pindamonhangaba fica na rua Dr. Gustavo de Godoy, 409 – centro, próximo ao Ginásio Juca Moreira.

  • Os encontros têm foco no resgate da autoestima, orientação sobre a prevenção e proteção à violência, e restabelecimento de vínculos sociais