Afro Livre pode representar o Brasil em projeto das Nações Unidas

O Pindamonhangabense Benedito Sérgio Irineu é um dos participantes da seletiva nacional para um projeto de combate ao racismo, promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas – devido a seus trabalhos frente a Associação Afro Livre – instituição de luta pela defesa dos direitos dos afrodescendentes e do combate ao preconceito racial.
O objetivo do projeto, denominado ‘Programa de Bolsa para Pessoas Descendência Africana’ – traduzido de ‘Fellowship Programme por People of African Descent’, é de preparar agentes que desenvolverão atividades de apoio aos afrodescendentes espalhados pelo mundo e combater à discriminação racial em diversos países onde a ONU atua.
O projeto pretende levar os selecionados à sede da Organização, em Genebra, na Suíça, para um curso em novembro deste ano, e faz parte do programa de implementação da “Década Internacional dos Afrodescendentes – 2015/2024” proclamada pela Assembleia Geral da ONU, onde os temas Justiça, Reconhecimento e Desenvolvimento serão amplamente trabalhados.
O convite e incentivo para que Benedito Irineu participasse da seletiva da ONU partiu de outras instituições de defesa da população afrodescendente, que reconhecem seu trabalho e luta pela implementação de políticas que permitam o pleno desenvolvimento do povo negro, a valorização de sua cultura, melhoria de qualidade de vida e principalmente o combate de toda forma de discriminação e preconceito.
A primeira fase da seletiva já ocorreu no fim de maio, com a entrega de documentos para comprovação de que o participante é pessoa que já atua em favor dos afrodescendentes em seu país e de que outras entidades também o recomendam para o projeto internacional.
“Fico muito feliz por ter sido lembrado e indicado pelos que também lutam pela igualdade e pelo fim do preconceito contra o povo negro. Demonstra que o trabalho que temos realizado tem sido importante e feito a diferença na vida das pessoas”, afirma o ativista dos direitos dos afrodescendentes e do combate ao preconceito e ao racismo.
Além de ter seu projeto da Semana da Liberdade aprovado pelo município e transformado na Lei Municipal 5539/2013 pelo Executivo Municipal, Benedito Sérgio Irineu também foi condecorado por duas vezes pela Câmara Municipal, em 2013 e 2015, em reconhecimento por suas ações em favor da população afrodescendente de Pindamonhangaba, e sua luta contra o racismo e preconceito. Também é dele a proposta aprovada para criação da Secretaria de Combate ao Racismo dentro da estrutura da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, instituição da qual foi membro diretor até 2015, com o objetivo de atuar contra situações de discriminação, muito comuns dentro das empresas metalúrgicas.

Afro Livre
A Associação Afro Livre possui ainda um projeto cultural afro brasileiro, também de autoria de Irineu, aguardando parecer do Ministério da Cultura e da Seppir em Brasília, e que pode ser desenvolvido no Vale do Paraíba já a partir do segundo semestre deste ano, com apoio do governo do Estado e de outras entidades de incentivo a cultura afrodescendente.
A expectativa é grande pela próxima etapa desta seletiva da ONU, que decidirá, dentre os que tiveram os documentos aprovados, quais serão os escolhidos pelas Nações Unidas para ir à Suíça mostrar seus projetos, levar sua experiência de atuação e receber o treinamento para o desenvolvimento do programa pelo mundo.

Imagens: Divulgação
  • Benedito Sérgio Irineu durante palestras da Semana da Liberdade