Albergue Municipal recebe visita técnica da Prefeitura de Resende

O Albergue Municipal para pessoas em situação de rua recebeu, no dia 14 de novembro, a visita técnica dos profissionais da Prefeitura de Resende (RJ), visando a troca de experiências e de informações sobre os serviços de abordagem social e Abrigo Institucional.
Os profissionais Janete de Luca, Marcelo Lopes e Roberta Souza trabalham na Secretaria de Assistência Social da cidade de Resende e fizeram contato com a Prefeitura de Pindamonhangaba com o objetivo de conhecerem as experiências de sucesso envolvendo os serviços voltados às pessoas em situação de rua.
Atendidos pelo assistente social Mauricio, os profissionais foram visitar o Abrigo Municipal e obtiveram informações sobre o serviço de abordagem, onde são atendidos diariamente diversos moradores de rua. O Albergue vem ajudando várias pessoas a saírem das ruas oferecendo alimentação, higiene pessoal, pernoite e mais de 20 serviços em parceria com o serviço de abordagem social.
Nos últimos meses, foram atendidas mais de 100 pessoas, totalizando 1.359 pernoites e 2.747 refeições, entre jantar e café da manhã, favorecendo a inclusão social dos “moradores de rua”. A equipe técnica sempre procura trocar informações com outros municípios, contribuindo para a melhoria dos serviços, sendo que no ano de 2015 foi realizada uma capacitação para o município de Lorena e agora, em 2017, com o município de Resende, unindo esforços em favor das pessoas que vivem nos espaços públicos.
“Temos que trabalhar em Rede e trocar informações com os parceiros, oferecendo o conhecimento do nosso trabalho e aprendendo com as experiências de outros municípios”, afirmou o assistente social Maurício.
O prefeito Isael Domingues e a diretora de Assistência Social Ana Paula de Almeida Miranda fizeram a recepção dos profissionais, reafirmando a disponibilidade na troca de informações e parcerias que possam ajudar a população em situação de rua.
No próximo mês, a equipe do Albergue de Pinda conhecerá o serviço de Consultório de Rua em Resende, visando implantar a ação em 2018 na cidade. O Consultório de Rua tem o objetivo de atender pacientes psiquiátricos e dependentes químicos, trabalhando com uma equipe formada de médicos e profissionais que ajudam as pessoas a deixarem as ruas.
O Albergue de Pindamonhangaba funciona todos os dias e está localizado na rua Cônego José Luiz Ribeiro, 157, São Benedito.