Editorial : Além da sala de aula

Participar de atividades nas áreas de ciências, de artes e de recreação, no contraturno escolar. Este é o objetivo do projeto “Aula Extra” – que está iniciando o quarto ano de ações junto às escolas municipais em Pindamonhangaba.
A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a empresa Tenaris, desde 2014, para alunos do 1° ao 5°ano do Ensino Fundamental.
Atualmente, mais de 200 estudantes estão matriculados no programa, somando as duas escolas em que as atividades acontecem. As ações são conduzidas por uma equipe multidisciplinar que aborda temas das áreas de atuação do programa – que tem por proposta contribuir para o desenvolvimento integral (de longo prazo) dos alunos, destacando aspectos como a capacidade de comunicação e de resolução de problemas, autocontrole e autoconhecimento, entre outras habilidades socioemocionais.
Dessa forma, o projeto firma-se como “um importante aliado no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade, gerando frutos e ações positivas”.
Quando o poder público e a iniciativa privada se unem, os resultados são evidentes.