Alunos dos cursos de “Qualificação Profissional” apresentam trabalhos

Com o objetivo de qualificar e requalificar o cidadão, buscando atualizá-lo junto ao mercado de trabalho contemporâneo, o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), do Governo do Estado, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, está capacitando cerca de 90 pessoas do município.
Na semana passada, os alunos dos cursos “Assistente Administrativo” e “Técnico em Vendas” participaram de uma feira profissional – uma espécie de simulação prática do que aprenderam na teoria. De acordo com a professora responsável pelos cursos, Maria Letícia Fujarra, este diferencial do curso é uma iniciativa do Fundo Social de Pinda e não fazia parte do programa. É uma proposta “que veio agregar muito ao conteúdo já existente”.
Os alunos do período da manhã, do curso “Assistente Administrativo” também tiveram atividade prática: realizaram visita técnica em empresas; participaram de dinâmicas de grupo e de treinamento para processo de seleção organizacional.
Os cursos são realizados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (Assistente Administrativo), tarde (Técnico em Vendas) e noite (Auxiliar de Contabilidade). As aulas seguem até o dia 27 de agosto, no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, no centro.
A proposta é que outros cursos sejam realizados ao longo do ano, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de participar.

 

  • Alunos do curso “Assistente Administrativo” realizaram visita técnica em empresas; participaram de dinâmicas de grupo e de treinamento para processo de seleção organizacional
  • Fabiana dos Santos Silva é estudante de Administração de Empresas e está fazendo o curso “Técnico em Vendas”. Ela acabou de ser chamada para um estágio na área e diz que o curso contribuiu para esta conquista. “Estou muito feliz por ter participado desse curso. Pelas técnicas adquiridas, pelo acolhimento da professora, e muito mais feliz pelo trabalho que conquistei. É meu primeiro emprego e minhas expectativas são as melhores possíveis”, disse.
  • André Luis Freire, que atua como barman e como garçom diz que o curso traz várias possibilidades: “Não somente as técnicas e dicas que recebemos, mas as amizades que fazemos. Estudar sociabiliza e permite criar uma rede de contatos. Tem muita coisa que a gente sabe e fica guardado, mas que acaba reciclando o conhecimento”, afirmou.
  • Prefeito Isael Domingues prestigiou a apresentação dos alunos e aproveitou para falar sobre a importância de se capacitar profissionalmente