Alunos expõem projeto “Expo Monstros” no Museu

No mês de novembro, os alunos do 5°ano A da Escola Profª Odete Corrêa Madureira realizarão a “Expo Monstros”, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
A iniciativa do projeto “Expo Monstros“ partiu da leitura do livro “A Rua do Berro”, de Tommy Donbavard, da editora Salamandra. Os alunos ficaram envolvidos pela narrativa do autor que fala sobre monstros como vampiros, múmias, zumbis, bruxas e lobisomens.
Interessados pelo assunto, os alunos começaram a perguntar sobre a origem dos monstros e o professor Diogo Fernando dos Santos teve a ideia de discutir melhor a temática. Ele decidiu explorar a Grécia antiga com a origem do mito sobre monstros, deuses e heróis incentivando as crianças a pesquisarem, elaborarem resumos e exporem oralmente os resultados alcançados.
Para a exposição, os alunos construíram painéis de maneira criativa utilizando diferentes texturas como barbantes, fio de piaçava, tampinhas, Bombril, ataduras, tecido, entre outros materiais.
Eles utilizaram conhecimento matemático para medir e ampliar seus desenhos nos painéis e escrita com a produção de histórias assustadoras com o auxílio do professor com base no conhecimento adquirido durante o processo.
Durante a elaboração da exposição, os alunos realizaram esculturas dos monstros mitológicos e elaboraram um momento literário, com três alunas contando as histórias para outras salas. As crianças preparam também uma atividade de desenho e escrita para os alunos menores, sobre a mesma temática.
“A exposição foi um sucesso por haver comprometimento dos alunos e professor, houve organização, cada um sabia o que fazer durante a amostra de arte. Os alunos souberam orientar e explicar aos visitantes qual era o sentido daquela exposição e o que tinham feito em conjunto”, comenta a responsável, Solange Arantes Correa.

  • As crianças desenvolveram um projeto sobre monstros, que será exposto no Museu