História : Ana Francisca, a esposa do Dr. João Romeiro

No próximo 11 de junho nossa Tribuna do Norte atinge a marca de 134 anos de existência, em homenagem à significativa data esta página de história traz hoje o um retrato de dona Ana Francisca Marcondes Romeiro, esposa do ilustre fundador deste jornal: Dr. João Marcondes de Moura Romeiro.

Ana Francisca Marcondes Romeiro

Dizem que “Há sempre uma grande mulher por trás de um grande homem”. O mais correto seria “Ao lado de um grande homem”, e João Romeiro era grande: jornalista, político, juiz de direito, jurisconsulto, historiador, escritor, poeta e, sobretudo um cidadão chefe de família. Daí a razão de ter uma valorosa mulher ao seu lado, pelo menos em parte de sua produtiva passagem pela terra: Ana Francisca Marcondes Romeiro…
Ela era filha de Manoel Inácio Marcondes Romeiro – Barão de Romeiro (irmão do Dr. João Romeiro), em seu primeiro casamento, o matrimônio realizado com dona Mariana Marcondes de Oliveira Cabral. Ao casar-se com o tio, o fundador do jornal Tribuna do Norte, constituiu com ele uma respeitada família, tiveram 14 filhos.
Sobre a vida familiar de João Romeiro, em conferência pronunciada na comemoração do Centenário da Tribuna do Norte, em 11/6/1982, na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, o Dr. Mateus Marcondes Romeiro Neto, revela que “como chefe de família revelou as mais acendradas virtudes. Foi o marido dedicado e extremoso. Um enamorado de sua esposa…” (Mateus Marcondes Romeiro Neto, 1919 – 1992, médico, professor doutor, pesquisador e escritor, era neto de João Romeiro)
Ana Francisca Marcondes Romeiro faleceu em 1899 (segundo, Genealogia Paulistana Título Cunhas Gagos Parte 5 www.arvore.net.br/Paulistana/CGagos_5.htm) e João Romeiro, ainda conforme a conferência de Mateus Romeiro, “ficou viúvo ainda muito moço, e desde esse momento, devotou-se inteiramente aos filhos, quase todos menores. Procurava suprir a falta da mãe, sempre tão carinhosa, tratando-os com o desvelo, a bondade e o amor que transbordavam de seu coração. Desse modo e com seu exemplo, os educou para os combates da vida.
Teve a felicidade de ter ao seu lado, em Pindamonhangaba, muitos dos filhos já casados. Fazia questão, porem de reunir todos os seus descendentes, pelo menos uma vez por ano. Quase sempre era em sua fazenda, a Mombaça, no dia de São João. Num clima de muita alegria e festa.”
A ilustração referente à dona Ana Francisca foi possível graças ao Dr. Francisco Piorino Filho. Atento à data histórica da Tribuna do Norte e estando de posse do mencionado quadro, guarda que lhe foi concedida por familiares dos Romeiros, decidiu que melhor destino não teria senão a fundação mantenedora deste diário: a Fundação Dr. João Romeiro. Piorino Filho, que em determinado período de sua vida profissional também prestou bons serviços a este jornal como diretor e redator, na qualidade de leitor, tem-lhe demonstrado carinho, respeito e admiração.

Imagens: Arquivo TN
  • Dona Ana Francisca faleceu em 1899. Dezesseis anos depois, em 8 de julho de 1915, aos 73 anos, também partia o Dr. João Marcondes de Moura Romeiro