Aníbal Leite de Abreu

(breves dados biográficos)
Nascido em Pindamonhangaba em 14 de novembro de 1921, filho de Benedito Leite de Abreu e de Maria Benedita da Silva Abreu. Em Pindamonhangaba cursou o Grupo Escolar na escola Dr. Alfredo Pujol e formou-se no antigo Ginásio Municipal. Residiu por algum tempo em Mirassol-SP, onde trabalhou no comércio e fez curso de aviação civil, obtendo o brevê pelo Aeroclube daquela cidade. Regressando a sua terra natal deu início a uma trajetória de vitórias e conquistas, iniciando como pequeno produtor de leite e depois trabalhando na Companhia Internacional de Capitalização, onde se destacou na função de inspetor de produção e inspetor geral.
Foi atuante membro da doutrina de Allan Kardec, sendo fundador, ao lado de outros companheiros, do albergue Padre Zabeu e Centro Espírita Irmã Terezinha, entidades que deram origem ao atual Lar Irmã Terezinha. Outras de suas contribuições para a propagação da doutrina espírita em Pindamonhangaba foram: fundação de um informativo mensal chamado “A 3ª Revelação”; fundação do movimento jovem Jeová (Juventude Espírita Obreiros da Verdade e do Amor) destinado a campanhas de arrecadação de alimentos para o atendimento a famílias necessitadas; fundação do Lar das Crianças Irmã Júlia; fundação do centro espírita Dr. Bezerra de Menezes.
Foi comerciante (ramo de panificação); colaborador dos jornais 7 Dias e Tribuna do Norte e lançou a revista Tur-Pin (incentivava o turismo local); foi vereador por quatro gestões.
Sua atuação foi imprescindível na fundação de diversas entidades: a primeira Associação Comercial de Pindamonhangaba; CBR (Centro Beneficente de Reabilitação) atual Apae (associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); SOS (Serviço de Obras Sociais); unidade de Pindamonhangaba da CTB (Companhia Telefônica Brasileira); instituição Legionários em Defesa do Menor; Rotary Clube de Pindamonhangaba; APL (Academia Pindamonhangabense de Letras).
Pertenceu e liderou várias entidades do município, entre elas o Lions Clube; foi um cidadão premiado e homenageado pelos seus feitos em prol do município e das sociedades em geral; foi dos mais eloquentes oradores e como jornalista foi dos críticos que mais incomodava aqueles que trilhavam por caminhos errados.
Anibal Leite de Abreu, casado com a professora e contabilista Ignez San Martin Leite de Abreu, pai de Celso, Celina, Clóvis, Célia e Cyntia, desencarnou no dia 21 de setembro de 1996.

Fonte: Biografias, de Francisco Piorino Filho (Mystic Editora, Campinas- SP, 2001)