APL, uma entidade literária que participa da vida cultural da “Princesa do Norte”

Criada em dezembro de 1962 (instituída pela Lei Municipal nº 664), a Academia Pindamonhangabense de Letras tem sido, ao longo de quase seis décadas de existência, uma entidade literária de extrema importância no referente à participação na vida cultural do município.
Realizando, organizando e participando de eventos relacionados à letra, à arte e à cultura em geral, a APL, que na atual gestão tem à frente a escritora Elisabete Guimarães e o publicitário Edmar de Souza, leva à apreciação dos leitores a produção, prosa e verso, dos autores que a compõem, respectivamente, nos quadros de membros titulares e honorários, com lançamento de antologia e participação em bienal do livro.

Antologia “Poética da Liberdade”
Na noite de quinta-feira (22), em evento realizado no Skina Vip, escritores membros da APL tiveram uma festa de confraternização e lançamento do livro “Poética da Liberdade”. A publicação reúne trabalhos em prosa e verso de autores membros da APL e contou em sua organização com o trabalho da presidente da APL, atualmente licenciada, Elisabete Guimarães; e dos acadêmicos José Luiz Gândara Martins e Eva Andrade.
O evento, com a presença de acadêmicos, seus familiares e demais convidados, teve início com a escritora Rhosana Dalle anunciando os nomes dos autores para a entrega de exemplares da obra. Em seguida, houve o pronunciamento da presidente da APL e dos acadêmicos organizadores da obra, José Luiz Gândara e Eva Andrade a respeito das fases do trabalho e ações que resultaram na criação da antologia.
Em sua composição o livro conta com a criação literária dos seguintes autores: Alberto Marcondes Santiago, Altair Fernandes Carvalho, Anamaria Jorio Rodrigues Marcondes, Ana Maria Correa Guimarães Iadeluca, Angélica Maria Cortez, Audinete Alves de Barros, Cristino Gilmar do Nascimento, Edmar de Souza, Elaine Santos, Elisabete Nogueira da Silva Guimarães, Eva Andrade, Fábio Pereira Mendes, Francisco Piorino Filho, José Gerson Jorio Rodrigues, Gislene Alves, Guilherme Bendasoli Balarin, Jacqueline Bigaton Porto, José Luiz Gândara Martins, Judith Ribeiro de Carvalho, Júlia San Martin Boaventura, Juraci C. de Faria, Maria de Fátima Marotti Oliveira, Maurício Cavalheiro, Neila Ap. Cardoso Bezerra, Paulo Tarcizio da Silva Marcondes, Pedro Ivo Luiz Sales, Ricardo Estevão de Almeida, Rhosana Dalle, Sebastião Nelson da Cruz e William Castilho Moraes.

  • A noite do lançamento foi prestigiada com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba