Editorial : As tentadoras liquidações de início de ano

Nesta época do ano é muito comum as grandes redes de lojas ou até mesmo as de pequeno porte iniciarem uma série de liquidações. As promessas são tentadoras. Algumas garantem oferecer descontos de até 70%. É o famoso “Saldão de Natal” que chega para movimentar o comércio no início de cada ano.

A proposta é boa e muitas vezes válida, mas a prática exige cuidados. Pois muitos produtos dessas liquidações podem vir com pequenos defeitos. Outra questão é que as grandes redes de varejo não costumam entregar esses produtos em casa e o consumidor deve arcar com o transporte. Além disso, algumas promoções não são reais – os produtos sobem de preço logo após o Natal (quando as pessoas estão realizando apenas as trocas) para voltarem com o mesmo valor – na forma de desconto. É preciso ficar de olho!

Mesmo com o desemprego e a inflação em alta, o consumidor fica tentado a aproveitar as ofertas “arrasadoras”, até quando não está precisando do produto. Pensando nisso, o Procon (Fundação Procon-SP) – o órgão de defesa do consumidor –, orienta as pessoas a evitarem compras por impulso.

O ideal é manter a calma e realizar um planejamento, mesmo quando os descontos parecem tentadores. Sempre levando em consideração as contas de início de ano, como IPTU, IPVA, licenciamento e seguro obrigatório do veículo e os boletos referentes à matrícula e ao material escolar.

É bom lembrar que, mesmo através de liquidações, quando as compras são feitas pela internet, por telefone, por catálogo ou por qualquer outra forma fora da loja física, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra.

Outra dica muito importante é que as pessoas guardem os anúncios ou folhetos publicitários, pois o Código de Defesa do Consumidor diz que o comerciante é obrigado a cumprir a oferta divulgada.

No mais, pesquise, compare os preços em várias lojas e veja se realmente vale a pena. Se possível, nunca deixe a euforia das grandes liquidações comprometerem seu orçamento familiar!