Assop realiza “24ª Mostra de Orquídeas” com sucesso

A Associação de Orquidófilos de Pindamonhangaba (Assop) realizou entre os dias 6 e 10 de julho, a 24ª edição da “Exposição de Orquídeas”, no Parque da Cidade, participando das comemorações dos 313 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
A exposição foi visitada por aproximadamente 9.000 mil pessoas e o público em geral saiu deslumbrado com a beleza das flores e o requinte do podium.
As orquídeas vencedoras foram julgadas e examinadas por juízes especializados vindos de fora. A escolha das vencedoras não foi nada fácil. Os juízes tiveram bastante dificuldade para apontar a orquídea mais bela, mais perfeita, melhor cuidada, apresentando floração, folhas e raiz mais esmerada. Concorreram mais de 600 espécies de 21 expositores vindos do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, juntamente com a associação anfitriã.
Segundo o presidente da Assop, José Maria Almeida, o objetivo da Associação é desenvolver nas pessoas a preservação do meio ambiente, estimulando um cultivo de orquídeas e plantas em geral de maneira ambientalmente corretos, incentivando a preservação de nosso meio ambiente.
Perguntada sobre o podium de premiação, a Sra. Maria Luiza, esposa do presidente da Assop, explicou que convidou a diretora social Telma Galembeck, para juntas, elaborarem um podium bem diferenciado de tudo que já havia sido feito. Somando ideias e objetos de seu acervo pessoais, a dupla idealizou um cenário country com inspiração retrô dos anos 70 bem luxuoso, com muito bronze colombiano, prataria e cobre, ao mesmo tempo em que usaram peneiras, cestas, ferro de passar roupas do século 19 e 20, panelas de ferro, moinho, paneleiro, telefone antigo, pilões e outras peças decorativas que encantaram o publico.
O Orquidário Taubaté, por meio de seu proprietário, Marcos Pato, emprestou peças de mobiliário do século passado, enriquecendo a decoração.
A Assop dedicou um espaço no podium para fazer uma homenagem póstuma a TsutomuTanabe, falecido em outubro de 2016, orquidoófilo apaixonado por orquídeas e conhecido por seu notório conhecimento sobre o cultivo de orquídeas e por sua incansável luta para, em suas palavras, “transmitir os conhecimentos com prazer e incentivar os participantes aumentando cada vez mais o numero de admiradores dessas verdadeiras joias da natureza.”
A Assop se reúne uma vez ao mês, no Parque da Cidade, onde professores renomados e de profundo conhecimento em orquidofilia proferem palestras sobre o cultivo e cuidados com as delicadas orquídeas.
Os membros da Assop agradecem a parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba bem como a seus patrocinadores: Hotel Sleep Inn, Souza Car, Guilherme Automóveis, Recanto Garden, Açougue do Chico Bode, Padaria Panedoro, Padaria Pão Quente, Orquídeas Taubaté, Orquidário Feiticeira, e Buffet Toque Mágico, esperando no próximo ano, aperfeiçoar ainda mais esse grande evento.

  • Enriqueceu a exposição, o cenário country com inspiração retrô dos anos 70 bem luxuoso, com muito bronze colombiano, prataria, cobre e demais objetos antigos