Atleta de Pinda busca a sua primeira Olimpíada

Víctor Belmonte
A atleta Jacqueline Nazaré, de Pindamonhangaba, integra a seleção feminina de bobsled, o mais rápido esporte do gelo. O bobsled é um esporte de inverno, onde as equipes de dois ou quatro componentes operam trenós, realizando a descida numa sinuosa pista de gelo, especialmente construída para a competição. A velocidade do trenó pode chegar a 150 quilômetros por hora.
Jacqueline treina com a Seleção Brasileira desde 2014, quando foi convidada para a realização de testes. A oportunidade surgiu através do seu então técnico de atletismo, que conhecia o atual treinador da seleção, que, por sua vez, buscava uma componente para a equipe feminina.
Visando representar o Brasil em sua primeira olimpíada, Jacqueline embarca em novembro para o Canadá, onde disputará a Copa América de Bosbled no início de 2018. Junto com a seleção ela treina até o final do ano.
Jacqueline competiu em atletismo por 11 anos. Começou em Pindamonhangaba, quando sua mãe a levou para praticar a modalidade no Centro Esportivo “João do Pulo”. Mais tarde foi para a equipe Luasa, de Taubaté, onde teve a grande oportunidade de participar da equipe brasileira de bosbled.
Jacqueline tem como maior objetivo se tornar uma atleta olímpica e busca trazer o conhecimento de uma modalidade pouco praticada no País.
“É uma sensação maravilhosa representar o Brasil lá fora. É uma honra”, revela a atleta.
A esportista treina em São Paulo durante a maior parte do ano. Mas quando volta para a sua terra natal mantém a intensidade em seu treinamento. Seu objetivo é ganhar massa muscular e, principalmente, manter a força física.
O primeiro mês de competições no inverno foi o mais difícil. A adaptação ao clima, aos treinos mais intensos e à técnica do levantamento de peso foi o que mais pegou para a atleta, que afirma ter acostumado com o passar do tempo.
Devido à grande carga de pesos nos exercícios diários, em 2015 foi descoberta uma hérnia de disco. Até hoje ela faz fisioterapia preventiva, o que a possibilita manter o ritmo alucinante de treinos e competições.

  • Jacqueline no NAR (Núcleo de Alto Rendimento) em São Paulo