Ator de Pinda vence “Festival de Teatro” no Paraná

O ator Mauro Morais, da Cia. Controvérsias, conquistou o prêmio de “Melhor Ator” no “47º Fenata (Festival Nacional de Teatro) da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)”, que terminou no último domingo (27). Ele protagoniza o espetáculo “Estado de Sítio”, apresentado na sexta-feira (25). “A peça ganhou destaque também pela atuação de Lala Machado, que levou o título de “Melhor Atriz Coadjuvante”.
Para Mauro Morais, a premiação foi uma superação pessoal. “Tenho passado por alguns problemas de saúde e na hora do ensaio geral eu estava com muitas dores. Mas na hora da apresentação, a magia do teatro tomou conta de mim e eu não senti mais nada a não ser as emoções da personagem. E no final, foi uma surpresa enorme ganhar o prêmio porque eu não sabia que o festival era competitivo! Então foi uma alegria em dobro e, para mim, uma reafirmação de quem eu sou e de que nenhum problema vai vencer minha arte, que faço com todo o coração”, destacou ele.
O “Fenata” é o festival mais antigo do Brasil, realizado sem interrupções. Em 2019, chegou a cerca de 20 mil pessoas com 99 espetáculos que mobilizaram 112 atores e 52 técnicos.
“Estado de Sítio” celebra os 21 anos da Cia. Teatral Controvérsias, que conta em sua trajetória com mais de 120 prêmios, conquistados em importantes festivais de teatro pelo País. Produções como “6.3.5 A Cura da Peste” (1997), “B… Em Cadeira de Rodas” (1999), “Além” (2000), “Bumba-meu-boi” (2002), e “Folia do Homem-Diabo” (2008), que se manteve em turnê até 2014, fazem parte do currículo.
A obra “Estado de Sítio” foi publicada em 1948, contextualizando a Guerra Fria Espanhola, e traz ao público um enredo muito atual, tratando de assuntos que passaram a fazer parte do cotidiano do povo brasileiro.
A direção do espetáculo é de Adbaílson Cuba.
Para participar do festival, a Cia realizou uma campanha nas redes sociais. O elenco agradece todos os colaboradores da “vaquinha” online e aos que fizeram doações na conta.

  • Além de Mauro Morais, a atriz Lala Machado levou o título de “Melhor Atriz Coadjuvante” pela atuação em “Estado de Sítio”