Atores de Pinda estreiam musical da Broadway em SP

Os artistas Douglas Alexandre da Silva Jr. e Stella Maria Miranda, de Pindamonhangaba, participam da Cia Teatral Hiatus, que estreou o musical “HairSpray – Uma Comédia de Peso”, no Teatro da Fabrica de Cultura do Parque Belém, em São Paulo, no fim de maio.
Os jovens de Pinda dão vida e voz aos personagens “Seaweed” – o dançarino negro e sua mãe “Maybelle”, e mostram cantando e dançando, a luta de artistas negros para alcançarem seu espaço e reconhecimento no mundo das artes da época.

Sobre a peça
O musical retrata em forma de comédia teatral o preconceito racial e a discriminação social sofrida por artistas negros e pessoas acima do peso, no início dos anos de 1960. A trama se desenvolve a partir da protagonista Tracy, cantora e bailarina que por estar acima do peso ideal, segundo padrões da época, se vê discriminada na participação de um show de TV, mesma situação enfrentada por um grupo de dançarinos negros, pois para a época, o padrão artístico para televisão era de pessoas loiras e magras, usando muito laquê nos cabelos – “HairSpray”. Os discriminados precisam então, superar com seu talento as barreiras para conquistar seu espaço.

HairSpray
HairSpray é originalmente uma comédia cinematográfica do americano John Waters, que ganhou notoriedade com uma remontagem para teatro musical na Broadway. O texto da Cia Hiatus propõe uma reflexão e interação social entre comunidades, um dos motivos de suas apresentações se darem em teatros públicos, sem cobrança de ingressos
O projeto conta com apoio do Governo do Estado, através da cessão do espaço e estrutura das Fábricas de Cultura. As próximas apresentações estão previstas para as outras quatro unidades de Fabricas de Cultura no Itaim Paulista, Tiradentes, Sapopemba e Vila Curuçá, todas na cidade de São Paulo.
Mais apresentações devem ocorrer em outros locais, em função de parceria a ser firmada entre a Cia Hiatus e a Organização Social de Cultura Catavento, bem como outras instituições.

  • À esquerda, Douglas Alexandre da Silva Júnior; à direita, Stell a Maria Miranda
  • Atriz Stella Maria Miranda