Editorial : Avancemos!

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (27) novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).

A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, sobretudo na transição da amarela para a verde. Com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase, sem uma mudança relevante nesses indicadores.

O vírus segue avançando. O último boletim emitido pelo Governo do Estado aponta que, pela primeira vez desde o início de julho, o estado voltou a ter alta na média móvel de casos no último fim de semana. Apenas no domingo, a média móvel de casos confirmados por dia chegou a 9.848, com média móvel diária de óbitos chegando a 268. Ainda de acordo com o relatório, dos 645 municípios paulistas, houve pelo menos uma pessoa infectada em 638 município. Em 455 destes com um ou mais óbitos.

Essa interiorização da pandemia no Estado de São Paulo chama atenção das autoridades e o avanço da doença acende um alerta para a importância de não relaxar nas medidas de segurança nesta etapa de retomada das atividades econômicas.

Pinda esperava avançar no Plano São Paulo, mas ainda não foi desta vez. Para seguirmos e para vencermos a batalham, continuamos contando com a população. Com cada um. Com todos.

Só saia de casa se for extremamente necessário. Se precisar sair, use máscara. Lave as mãos frequentemente. Use álcool gel. Pratique o distanciamento social.

Só assim, iremos avançar.