Bailarina de Pinda vai competir em Nova Iorque

Maria Luiza Arthur Loberto, 12 anos, foi uma das 50 classificadas para a ‘Valentina Kozlova International Ballet Competition’, disputa que acontecerá entre os dias 5 e 10 de junho de 2017, nos Estados Unidos. A jovem participou de seletiva em novembro deste ano em São Paulo, com cerca de 250 bailarinos de todo o Brasil e América do Sul.
Do Vale do Paraíba, ela mais uma bailarina de Jacareí, já profissional, de 26 anos, conseguiram a aprovação.
Essa será a segunda vez que Maria Luiza competirá em Nova York, ela já foi para uma competição em conjunto e agora retorna como solista, na companhia de seu professor. Para a mãe, Shirley Loberto, é a certeza de que se cria o filho para o mundo. “A gente sempre quer eles por perto, mas vamos vendo que não são nossos”, conta a mãe orgulhosa.
O cronograma da competição ainda não saiu, sabe-se que a bailarina apresentará a coreografia na qual foi selecionada, chamada “Amanhecer”. Também há outras duas danças que precisam ser apresentadas, no estilo contemporâneo e variação de repertório, mas ainda estão indefinidos.
Rotina
Desde os três anos de idade a jovem faz balé e agora aos 12 concilia os estudos com a dança. De manhã vai à escola, em seguida tem aulas de matemática e inglês duas vezes na semana, e depois segue para São José dos Campos, onde ensaia todos os dias, com Marcu Sanches, seu professor particular.
De acordo com a mãe, é no balé que ela pretende seguir profissionalmente. “Ela diz que é isso que ela quer, então nós a incentivamos e apoiamos”, frisa Shirley.
Neste ano Maria Luiza ganhou duas bolsas internacionais, um curso de verão no balé de Orlando e uma bolsa de um professor russo, ambos nos Estados Unidos. A bailarina não conseguiu cursar as bolsas que ganhou, mas seguirá para a América do Norte em junho de 2017.

Imagens: Divulgação
  • Maria Luiza foi uma das 50 classificadas para a ‘Valentina Kozlova International Ballet Competition’