Batalhão “Borba Gato” realiza manutenção de infraestruturas no estado de São Paulo

Embrenhados na mata por dias, em duas frentes de trabalho, os militares do 2° Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão “Borba Gato”, sediado em Pindamonhangaba, vêm realizando serviços de engenharia de importância estratégica no estado de São Paulo
A primeira frente está sendo executada no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo (SP), desde 9 de setembro. A missão busca garantir o acesso de viaturas e equipamentos da Empresa Furnas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobras para a manutenção da seção das linhas de transmissão. Para isso, os militares trabalham na montagem de três pontes operativas, modelo militar “Bailey”, com estruturas pesando entre 12 e 15 toneladas cada. A ação é fundamental para a manutenção de infraestruturas estratégicas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e garantia do fornecimento energético oriundo da usina hidroelétrica de Itaipu aos grandes centros populacionais da região Sudeste do país.
A outra frente, denominada “Operação Cunha”, ocorre a uma altitude de 1.400 metros, na Serra do Mar, no município de Cunha. Durante dois meses, os militares vêm empregando equipamentos e viaturas especializadas em trabalhos de terraplenagem e drenagem na recuperação da plataforma de rodagem da estrada que dá acesso ao sítio de antenas do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP), responsável pela segurança de vôo na ponte aérea Rio/São Paulo.
O Batalhão “Borba Gato”, ao longo deste ano, segue cumprindo missões planejadas, como perfuração de poços em áreas da instituição, adestramento dos soldados incorporados neste ano, apoio a exercícios militares de Unidades do Exército, dentre outras.