Biblioteca “Dona Carminha” recebe palestra sobre livro nesta quarta-feira

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

A Biblioteca Municipal Maria do Carmo Santos Gomes – “Dona Carminha”, do bairro Vila São Benedito recebe nesta quarta-feira (4), o bate-papo com escritor Emerson Alcalde sobre seu livro Diário Bolivariano, às 10 horas.
No evento, o autor Emerson Alcalde compartilha o processo criativo de escrita do livro e os conteúdos abordados no livro como: política, futebol e periferia. No final haverá sorteio de exemplares do livro Diário Bolivariano.
O livro é uma obra ficcional de Emerson Alcalde, é o primeiro romance do poeta destaque da cena de slam no Brasil e no Mundo, que já possui dois livros de poesias publicadas, e participações em antologias. O livro discute de maneira envolvente a política latino -americana do ponto de vista dos jovens de regiões periféricas, provocando a reflexão da necessidade de se criar novas formas de organização na sociedade, e da participação da política formação, enquanto exercício de cidadania.
A história se passa em meados de julho de 2010 entre o Brasil e a Venezuela. Escrita em primeira pessoa pelo personagem Jackson, em seu diário de bordo, descreve a viajem que fez com seu amigo Dimas, saindo da zona leste de São Paulo para apresentar um espetáculo de teatro de sombra em um festival venezuelano, por falta de recursos financeiros e de informações, fazem um longo percurso intercalando entre aviões e ônibus enfrentando diversas situações adversas e divertidas.
Nascido e criado na zona leste de São Paulo, o autor se inspira na sua realidade social para desenvolver sua escrita. Formando em artes cênicas, especializado em dramaturgias, utiliza dessas técnicas para elaborar seus textos e suas performances poéticas. Ministra oficinas e workshops de criação literária por São Paulo e interior, fez curadoria de literatura para o projeto Na Margem, no Sesc Pinheiros, SÓFÁLA do Red Bull Station, esteve mediador do clube de Leitura – ciclo de poesia periférica do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A biblioteca fica na rua Guilherme Nicoletti, 1.169 – Vila São Benedito, Tel. (12) 3637-1440.