Bienal atrai mais 680 mil pessoas e youtubers são destaques da edição

Após dez dias, a Bienal do Livro de SP terminou, no domingo (4), atraindo 684 mil visitantes nesta edição, segundo a CBL (Câmara Brasileira do Livro).

Os donos de canais de vídeo na internet foram as principais apostas da programação e das editoras neste ano, já que grande parte desse público é formado por estudantes adolescentes.
Apesar do número ser menor que em 2014, quando 720 mil pessoas passaram pela feira de livros, a organização fez um balanço positivo do evento.

“A venda de varejo foi menor que a da última edição. Mas a venda de atacado, principalmente para livrarias, foi maior – o que acabou equilibrando as contas. Se, por um lado, fomos atrapalhados pela crise, por outro fomos salvos pelo empresário que resolveu voltar a investir”, disse Breno Lerner, da editora Melhoramentos.

O maior movimento foi apontado no último final de semana. Os descontos comuns no fim da Bienal somados ao fato de o fim do evento ter ocorrido no início do mês, quando o salário dos visitantes provavelmente já foi pago ou está próximo de ser, foram apontados como os principais motivos para o aumento das compras.
Os youtubers realmente foram as atrações mais procuradas durante a feira de livros. As palestras dos youtubers Kéfera, Lucas Rangel e Christian Figueiredo reuniram multidões de adolescentes que gritavam e tietavam enlouquecidamente.

A programação contou ainda com escritores de renome e profissionais ligados ao universo do livro, como o jornalista Caco Barcellos, a economista e jornalista Miriam leitão, os colunistas de jornal Ruy Castro e Gregorio Duvivier, o cineasta Cláudio Assis, Marisa Lajolo e Ignácio de Loyola Brandão foram algumas das centenas de atrações que atraíram os leitores durante a Bienal.

Imagens: Divulgação
  • Crianças e adolescentes formaram a maior parte de público que visitou a Bienal Durante os 10 dias de show do evento.
  • Ao todo, 684 mil pessoas foram à edição 2016 da maior feira literária do Brasil
  • O jornalista Caco Barcellos fez uma palestra sobre jornalismo investigativo
  • Fenômenos da internet como Lucas Rangel e PC Siqueira foram as grandes atrações da sexta-feira na Bienal
  • O evento também contou com diversas apresentações culturais como teatro, música e dança