“Café Literário” é entregue oficialmente à população

O Parque da Cidade agora tem mais uma atração: o “Café Literário”. O espaço cultural foi instalado na antiga casa que foi morada de famílias como Alckmin, Vieira, Guaragna, entre outras, na época em que funcionava o Haras Paulista em toda aquela região.
A casa fica localizada próximo ao portal de entrada do Parque da Cidade e recebeu diversas melhorias, além de um novo conceito em sua parte interna, com cores, fotos e painéis de acrílico, mostrando pontos turísticos históricos da cidade.
Neste primeiro momento, três cômodos contam com: exposição de parte do acervo do ex-governador Geraldo Alckmin, sala de leitura com livros históricos sobre a cidade e sala de vídeo com entrevistas de filhos ilustres de Pindamonhangaba. O espaço cultural é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade.
A cerimônia de inauguração do “Café Literário”, realizada na manhã de domingo (15), contou com a presença do prefeito Isael Domingues e da presidente do Fundo Social, Cláudia Domingues, além do vice-prefeito Ricardo Piorino e secretários, adjuntos e diretores da administração municipal. O evento teve ainda a presença do ex-governador Geraldo Alckmin e sua esposa Lu Alckmin, além de familiares do ex-governador, e diversos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Pindamonhangaba. Representando a família Vieira, que também morou na casa histórica, a professora Cecília Reale Vieira, que contou um pouco da história vivida por ela e por sua família ao longo de muitos anos.
O ex-governador, que perdeu a mãe aos 10 anos, quando morava naquele local, também falou sobre um pouco da infância, do apego que teve pelo pai e contou sobre um pouco da rotina e dos profissionais do Haras Paulista. Ele encerrou seu discurso citando o poeta Balthazar de Godoy Moreira, sobre seu amor por Pindamonhangaba.
As autoridades presentes fizeram o descerramento da placa inaugural e o desenlace da fita na porta de entrada do “Café Literário”, que, em seguida foi aberto a visitação. Os visitantes foram recepcionados com um café preparado pelo Fundo Social de Solidariedade e com a apresentação da cantora Paola Manfredine.
A intenção da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social é realizar para o próximo ano um chamamento para que um café funcione no espaço, completando ainda mais o ambiente.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação