Caio Ribeiro leva medalha inédita na canoagem

O canoísta Caio Ribeiro conquistou sua primeira medalha paralímpica na manhã de quinta-feira (15), na lagoa Rodrigo de Freitas. Ele é o primeiro competidor da história do Brasil a subir ao pódio nessa modalidade, que faz sua estreia no programa da Paralimpíada em 2016.
A batalha foi duríssima, e Caio até parecia ter chance de ficar com o ouro, mas o ucraniano Serhii Yemelianov fez o tempo de 39s810 e sagrou-se campeão. A medalha de prata foi para o alemão Tom Kierey, com 39s909. O brasileiro cravou 40s199.

“Foi dever cumprido entre aspas, porque meu objetivo aqui era ganhar a medalha de ouro. Fico triste por não ter levado a de ouro, peço desculpas por isso, mas fico contente de outra forma, por marcar a canoagem na estreia na Paralimpíada. Uma parte do objetivo foi alcançada”, relatou Caio, conhecido no meio por se cobrar bastante e ser muito obstinado.
Caio Ribeiro sempre foi um apaixonado pelo esporte. Ele é sobrinho de João Luiz Ribeiro, primeiro brasileiro a representar o país em uma edição da Olimpíada (Moscou 1980) na ginástica artística, e primo de Fernando Margarida, tricampeão mundial de jiu-jítsu.
O carioca praticou futebol, chegando a jogar no São Cristóvão, atletismo, basquete, judô, entre outras modalidades, mas se encontrou na canoagem velocidade.
Em 2011, ele teve de amputar a perna esquerda após um acidente moto.

Imagens: Divulgação
  • O atleta competiu na Lagoa Rodrigo de Freitas e ficou com a terceira colocação