“Campanha de Enfrentamento da Violência contra o Idoso” debate ‘Respeito e Dignidade’

A 8ª edição da “Campanha de Enfrentamento da Violência contra o Idoso” chegou ao fim no dia 18 de junho com um saldo positivo, de acordo com os organizadores.
Além da abertura, que ocorreu no dia 8 de junho, na praça Monsenhor Marcondes, com apresentação de danças, coral e muita informação à população, a campanha contou com palestras e rodas de conversas sob a temática “Respeito e Dignidade”, em todos os Centros de Convivência de Idosos, lares e outras instituições.
Realizada pela parceria entre o Conselho Municipal do Idoso; a prefeitura local; o Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com apoio do Fundo Social de Solidariedade, a campanha tem por proposta principal conscientizar a população, eliminando qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, reforça que é importante que as pessoas saibam o real significado da palavra violência. “Existem muitas formas de violência que não é somente a física, pode ser a negligência, o abandono, a psicológica. Por isso, precisamos ficar atentos: é inadmissível que nossos idosos passem por situações como essas”, disse. “A pessoas precisam se conscientizar e não serem omissas quando se depararem com este tipo de situação. Denunciem! À polícia, aos Direitos Humanos, ao nosso Conselho do Idoso, ao Ministério Público, enfim, denunciem!”
Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adilson Lima da Silva, “este ano, houve um crescimento no número de pessoas envolvidas nas ações e de público. Isso é muito bom porque mostra que estamos atingindo o nosso objetivo maior que é conscientizar”, comentou.

  • Presidente do Fundo Social, Cláudia Vieira Domingues, participa do encerramento da campanha