Carnaval: Foliãs capricham no visual para curtir o carnaval

Já sabe como arrasar nos looks de carnaval? Os especialistas de moda e maquiagem do Senac Pindamonhangaba prepararam dicas especiais para ensinar os foliões a fazer bonito nos cinco dias de festa. Purpurina, adereços e responsabilidade ambiental serão as principais tendências para quem for se divertir atrás do trio elétrico, nos blocos de rua ou nos bailes organizados pelos clubes de dança.
Talita Ribas, docente da área de moda na unidade, explica que as roupas dos anos 80 serão a grande inspiração para este carnaval, trazendo muito neon, plástico e metalizado, em estilos que vão do retrô ao futurista. Na paleta, haverá uma explosão de cores, com destaque para o laranja “chiclete”, conhecido também como living coral, considerado a cor de 2019.
“Para a cabeça, as tiaras devem ganhar bastante espaço, assim como os acessórios com penas sintéticas, flores, conchas e frutas. Os biquínis, tops e croppeds também vêm com força. Dos anos 80, a viseira e a pochete marcarão presença nas composições. Já as máscaras farão referências às figuras públicas e políticos, com destaque para personagens de séries de ficção.”

Glamour

Para completar o visual inspirado nos anos 80, a maquiagem virá carregada de brilho. O glitter será um item indispensável, podendo ser usado tanto na make como no corpo, na roupa e nos acessórios. Mas fica um alerta: esse recurso é mais indicado para os foliões que forem se divertir em bailes e desfiles de carnaval, que correm menos risco de terminar o dia com a maquiagem borrada.
Ana Lídia Carvalho, docente da área de beleza e estética do Senac Pindamonhangaba, recomenda para o carnaval de rua uma maquiagem mais leve, para ter fixação durante todo o tempo de exposição às ações do clima. “O segredo para durar mais é a preparação correta da pele, utilizando o primer, seguido por uma base leve ou BB Cream, máscara de cílios à prova d´agua e um batom com cor forte para completar a produção. O uso do filtro solar é indispensável.”

Sustentabilidade

Apesar do glitter estar em alta, o que muita gente não sabe é que as partículas brilhantes são feitas de plástico e alumínio. Quando descartadas ou removidas da maquiagem, escorrem pelo ralo, poluindo oceanos e impactando na fauna marinha. “Por isso, a tendência do Carnaval 2019 é brilhar de maneira consciente. O glitter biodegradável, por exemplo, é uma alternativa e pode ser comprado em lojas de cosméticos ou até mesmo produzido em casa, usando receitas retiradas da internet”, reforça Ana Lídia.

  • Os anos 80 serão a grande inspiração para este carnaval, trazendo muito neon, plástico e metalizado, em estilos que vão do retrô ao futurista