Catedral de Santo Antônio, de Guaratinguetá, é tombada pelo Condephaat

A Secretaria da Cultura homologou o tombamento da Catedral de Santo Antônio, localizada no município de Guaratinguetá, conforme deliberação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 01 de julho de 2016.
A edificação inicial data de 1630, com a construção de uma capela em pau-a-pique, que mais tarde se tornaria a histórica edificação. A construção atual, em taipa e pedra, data do século XVIII. Entre suas antigas e valiosas imagens destacam-se as de São Miguel, de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e a seiscentista imagem em argila de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá, considerada um exemplar inestimável da imaginária paulista.
As justificativas do tombamento giram em torno da arquitetura especial do local, característica das igrejas do Vale do Paraíba, submetidas a frequentes reformas para embelezamento do frontispício. Os sete altares barrocos/rococós/neoclássicos formam também um conjunto inigualável no Estado de São Paulo, reforçando a necessidade de preservação.

Imagens: Divulgação
  • Catedral de Santo Antônio