Cepatas é inaugurado com homenagens aos protetores da causa animal

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, na sexta-feira (11), a nova unidade do Cepatas– Centro de Proteção e Atendimento aos Animais, antigo Abrigo Municipal de Animais. O evento contou com homenagem a algumas pessoas, entre voluntários e profissionais, que tiveram inestimável contribuição á causa animal em Pindamonhangaba.
O cerimonial foi realizado de acordo com todas as regras da fase amarela do Plano São Paulo, como distanciamento, uso do álcool em gel e todos os convidados sentados. O Cepatas recebeu a denominação da saudosa Lidia Gaúcha, pelos serviços realizados em prol da causa animal. Suas filhas, Bruna e Renata, foram suas representantes na ocasião e se mostraram muito contentes e emocionadas com a homenagem.
Entre as autoridades presentes, estiveram o vice-prefeito Ricardo Piorino, a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, entre outros secretários e diretores, as veterinárias do Cepatas, dra. Fernanda Mussi e dra. Marcela Christoff, além dos vereadores Gislene Cardoso e Ronaldo Pipas e vereadores eleitos Cal, Regininha, Julinho Car e Marcos Mayor.
Ganho para o município
O Cepatas representa um grande ganho para a causa animal no município. O antigo abrigo foi totalmente reformado e readequado, criando um espaço com mais estrutura e conforto para receber os animais conforme as normas aprovadas pela Vigilância Sanitária.
A intenção da Prefeitura é melhorar o acolhimento e a maneira como os animais abandonados são tratados, tornando o Cepatas num centro de serviços com todo o atendimento necessário aos animais, para que possam ser colocados para adoção, além de melhorar o trabalho de castração e de conscientização para evitar novos abandonos. Atualmente, o Cepatas atende apenas os animais que já estão lá abrigados mas, com a realização das adoções responsáveis e das feiras de adoção, poderá abrir mais espaço para receber outros animais. Futuramente, a intenção é estender o serviço para os demais animaizinhos no município.
O Cepatas atenderá com recepção, consultório, sala de vacinação, sala de cirurgia, maternidade, sala de procedimentos, canil para quarentena, canil e gatil com solário, sala para banho e tosa, entre outros espaços, também abrigando animais de grande porte. Atualmente, mais de 60 cães e 15 gatos estão no Abrigo Municipal, que conta com uma equipe de cinco pessoas, além dos voluntários que levam seu carinho e cuidado para os animais.

Investimento
A obra teve um investimento de aproximadamente R$ 576 mil e foi realizada pela empresa Marcondes Lima Engenharia, com recurso do tesouro. Diversos vereadores colaboraram com emendas parlamentares, em um valor total de R$ 335.165,00, que auxiliaram nos serviços da causa animal, como castrações, compra de medicamentos e insumos, equipamentos e mobiliário. São eles: vereadores Toninho da Farmácia, Ronaldo Pipas, Roderley Miotto, Rafael Goffi e Carlos Moura “Magrão”.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o Cepatas é um sonho antigo, desde a época em que ele era vereador, e que finalmente está sendo concretizado. “A saúde está avançando em todos os sentidos. Depois do novo Pronto-Socorro, Pronto Socorro Infantil, três UPAs, Saúde da Mulher, Saúde Gestante e da nova rede de apoio psicossocial, agora chegou a vez dos nossos animais”.
O CEPATAS fica na estrada municipal do Maçaim, s/n, ao lado do Escoteiros Itapeva.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação