Chefe do Cartório Eleitoral fala sobre a biometria; 40 mil eleitores ainda não fizeram

O entrevistado desta semana é João Amaro Pinheiro, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Pindamonhangaba. Com experiência de 24 anos na área, Amaro comenta sobre o trabalho da Justiça Eleitoral na cidade e destaca o cadastramento biométrico, que teve início em fevereiro de 2019 e encerra em dezembro próximo. 65% dos eleitores já passaram pelo cartório e fizeram a biometria.

Tribuna do Norte – O Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba está finalizando o trabalho de coleta de biometria para eleição. Quando começou esse trabalho e como é realizado?
João Amaro – O Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba já vem realizando a biometria ordinária desde setembro de 2015 e passou a obrigatória desde 4/2/2019. Para realiza-la é necessário fazer agendamento pelo sítio do TRE/SP (www.tre-sp.jus.br) ou pessoalmente no Cartório Eleitoral e, no dia agendado, comparecer com documento original, oficial e com foto e comprovante de endereço.

TN – O que acontece se o eleitor que vota em Pinda não realizar esse cadastramento biométrico?
João Amaro – O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado.

TN – Quantos eleitores o município tem hoje e quantos já fizeram esse cadastramento?
João Amaro – O município de Pindamonhangaba possui atualmente cerca de 114 mil eleitores, sendo que, aproximadamente, 73.000 eleitores já fizeram o cadastramento biométrico.

TN – Para quem ainda não fez, qual o procedimento a ser realizado e o prazo final?
João Amaro – É necessário fazer agendamento pelo sitio do TRE/SP (www.tre-sp.jus.br) ou pessoalmente no Cartório Eleitoral. O prazo termina no dia 19 de dezembro de 2019.

TN – Em 2020 teremos eleições municipais. Para quem deseja transferir o titulo para Pinda ou para aqueles jovens que ainda não se cadastraram, qual é o procedimento e prazo?
João Amaro – É necessário fazer agendamento pelo sitio do TRE/SP (www.tre-sp.jus.br) ou pessoalmente no Cartório Eleitoral. O prazo termina no dia 4 de maio de 2020.

TN – Onde funciona o cartório e qual a estrutura de atendimento?
João Amaro – O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Francisco Glicério, nº 418 – Jardim Boa Vista – Pindamonhangaba. Atualmente temos 2 servidores do TRE/SP; 6 servidores requisitados, sendo: Prefeitura (2), Câmara de Vereadores (2) e Secretaria de Educação do estado de São Paulo (2); 3 estagiários e 6 funcionários contratados para o período da biometria obrigatória.

TN – Qual a importância da Justiça Eleitoral?
João Amaro – O Juiz Eleitoral da nossa Comarca é o doutor Luiz Guilherme Cursino de Moura Santos, cujo mandato na Justiça Eleitoral, terminará em julho de 2020. A Justiça Eleitoral é a responsável pela preparação e realização das eleições. As nossas atividades se iniciam com a alocação dos eleitores nos locais de votação; depois, com as escolhas de mesários que trabalharão em cada pleito; registro das candidaturas nas eleições municipais; análise de toda a documentação dos candidatos registrados; distribuição do tempo da propaganda no rádio e na TV; fiscalização da propaganda durante todo o período de campanha; realização das eleições; apuração dos votos; proclamação e diplomação dos eleitos.
TN – Como você ingressou no trabalho da Justiça Eleitoral?
João Amaro – Ingressei no TRE/SP nos idos de 1995, tendo passado pelo Cartório da 260ª Zona Eleitoral da capital, depois trabalhado em alguns departamentos da Secretaria do TRE/SP e desde agosto de 2003 cheguei ao Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba, tendo sido nomeado chefe de cartório em janeiro de 2006.