Editorial : Chegou a hora!

Domingo é dia de eleição! As eleições no Brasil são um espaço para a prática coletiva da cidadania, onde se solidifica a cultura da participação social. O direito à escolha faz a sociedade tornar-se cada vez mais consciente, crítica e exigente.

As eleições municipais têm uma importância crucial no dia a dia dos cidadãos. Porque é a cidade o espaço que as pessoas habitam, onde trabalham, onde usam o transporte público, onde frequentam a escola, onde utilizam os serviços de saúde, onde querem se sentir em segurança, onde buscam ter qualidade de vida.

E é, portanto, também a cidade o local onde as políticas públicas são executadas, dependendo, para isso, diretamente de vereadores e prefeitos.

O primeiro desafio dos eleitores é evitar enveredar pelo atalho da omissão. É preciso deixar claro que abstenções e votos brancos ou nulos, sob quaisquer alegações, correspondem a “lavar as mãos” sobre o futuro dos filhos, da cidade e de si próprio.

Por isso, no próximo domingo temos a responsabilidade de eleger representantes comprometidos com a saúde, a educação e a segurança públicas, com a geração de emprego e renda dignos, com a assistência social, com o meio ambiente, com a inclusão, com a igualdade de direitos, com o respeito à diversidade.

Dia 15, proteja-se com máscara e álcool gel e exerça seu direito de escolher quem deve estar a frente das decisões que influenciarão diretamente a sua vida nos próximos quatro anos.