Cia O Clã ganha projeto e é a única do Vale a receber qualificação em dança

Cia O Clã ganha projeto e é a única do Vale a receber qualificação em dança
A companhia de dança de Pindamonhangaba foi uma das ganhadoras do Projeto de Qualificação em Dança, que visa orientar os grupos artísticos a ganharem destaquena região e estado, aperfeiçoar as técnicas, trocar experiência com outras turmas e buscar incentivos financeiros.

O curador do projeto e bailarino internacional, Ismael Ivo, já visitou a companhia e disse que o grupo merece mais atenção agora. “Pindamonhangaba não imagina a importância do projeto, agora está inserida oficialmente no cenário da dança, não só de São Paulo, mas do Brasil”, exclama.

Para a diretora da Cia O Clã de Dança, Mônica Alvarenga, é um grande ganho para todos do grupo. “Além do nosso currículo, cada intérprete que irá subir um degrau a mais nessa área. Esse é o primeiro edital que ganhamos, e agora nós impulsiona cada vez mais a criar e continuar na resistência”, comenta.

Da cidade, apenas a Cia O Clã de Dança se inscreveu, junto a 46 do Estado, sendo uma das 10 vencedoras. De abril a novembro de 2016, os grupos receberão orientações artísticas e visitas técnicas de um profissional da área da Dança, que nesse caso, é a doutora em Dança pela Unicamp, Carolina Natal, onde a cada 15 dias visita a companhia na cidade.

Os 10 grupos selecionados para receber a qualificação passaram por diversas etapas até serem escolhidos, como entrevistas via skype ou telefone. Após serem nomeados, os grupos devem seguir algumas regras como cumprir uma carga horária de 16 horas mensais e realizar na cidade uma das ações realizadas durante o período de orientação.

O nome do projeto da companhia orientado é “CALOS” baseado na obra literária ‘Morte e Vida Severina’ de João Cabral de Melo Neto, o livro trata da migração de um retirante em busca de uma vida melhor na capital, em Pernambuco. No elenco estão como intérpretes criadores: Beatriz Maynara, Erick Johnny, Júlia Diniz e Mônica Alvarenga. A estreia do espetáculo será em um encontro com os 10 grupos que ganharam o projeto. O evento será em Caraguatatuba nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

Projeto dá visibilidade às manifestações de dança

O programa é um dos mais importantes do país, que por meio da Secretaria de Cultura de São Paulo, busca fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado, dando prioridade às intervenções artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades.

Como elementos fundamentais, o projeto cria oportunidades de diálogo, de artista para artista, valorizando a arte de cada grupo e fornecer ferramentas para o desenvolvimento e ampliação das atividades. Afim também, de ganhar visibilidade, incentivos financeiros e apoiadores para os grupos.

Imagens: Divulgação
  • Cia O Clã de Dança durante apresentação
  • O curador do projeto, Ismael Ivo, durante encontro com a companhia