Cidade promove mostra sobre Direitos Humanos

A Prefeitura de Pindamonhangaba promoverá um evento em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado dia 10 de dezembro.

Em Pindamonhangaba haverá uma exposição dedicada ao tema “Direitos Humanos e uma Mostra de como sermos Humanos Direitos” entre os dias 8 e 15 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

O evento é organizado pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria da Diretoria Regional de Ensino e do Grêmio União – Projeto Luz, Câmara e Ação.

No dia 8, às 10 horas, haverá cerimônia de abertura do evento, momento que marca o primeiro ato oficial do município referente aos Direitos Humanos, com objetivo de afirmar que o tema é sobre os direitos e liberdades básicas que devem gozar todos os seres humanos, pressupondo o acesso às condições elementares para uma vida digna, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.

A diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, disse que “o momento é de grande relevância, pois debater direitos humanos é dar a todos os indivíduos a garantia para a vida em sociedade. São os Direitos Humanos que detém o poder de regular as condutas em busca do apaziguamento social”.

Para o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, “será um momento histórico para a cidade, pois a partir da Secretaria fica firmado o compromisso da política pública municipal com a dignidade humana de todos. Esse ato é o primeiro, tendo em vista que a criação da secretaria é recente, e que há muito o que se trabalhar”.

O prefeito Isael destacou que “pensar nos direitos humanos é colocar a cidade para ser mais que promissora economicamente, mas humanamente, onde as políticas públicas mantém o olhar inclusivo e participativo na promoção de acesso de direitos para todos, visando garantir a dignidade e a integridade da pessoa, especialmente frente às ações públicas, por isso a preocupação em se ter uma secretaria que pensa e articula pontualmente essas questões. Acreditamos que o diálogo aberto e o exercício da cidadania asseguram o equilíbrio entre os direitos e deveres do indivíduo em relação à sociedade e da sociedade em relação ao indivíduo”.

  • Divulgação