Cidade recebe semana de debates sobre Independências, na ‘16ª Primavera dos Museus’

Pindamonhangaba participa da “16ª Primavera dos Museus”, evento coordenado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o país, anualmente, no mês de setembro. O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina receberá uma semana de mesas redondas com temas desenvolvidos a partir do tema central deste ano: “Independências e Museus, outros 200, outras histórias”.

A programação na cidade começa na segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23), com mesas redondas presenciais, sempre às 19 horas.

Transmissão pela TV Unitau – O primeiro evento será online e para participar é preciso entrar no canal da TV Unitau pelo link https://youtu.be/WTUadSEAEYc. Este dia terá dois temas, sendo o primeiro: “Memória, saberes e inclusão social nos museus”, com Rose Elke Debiasi (professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe – UFS –, historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em História pela Universidade Federal do Paraná e pós Doutora também pela UFSC. Dedica-se à pesquisa de temas relacionados à memória, militância e ao patrimônio cultural dos povos do campo). E ainda “Oralidade e cotidiano: abordagens históricas em museus”, com Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Professora do curso de História da Unitau, Historiadora pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em História Social também pela USP e pós-doutoranda pela PUC-SP. Dedica-se à pesquisa de temas relacionados à história oral, memória, narrativa, identidade e educação).

Sobre o tema deste ano – Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos? Pensando nesse questionamento, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.

Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Primavera dos Museus – O evento pretende que museus, instituições de memória e outras instituições culturais interessadas em participar promovam atividades que tenham o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca acerca do tema da edição deste ano.

Em Pinda, a realização é da Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, parceria com a Unitau. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3648-1779 ou pelo e-mail: historico@pindamonhangaba.sp.gov.br. O Museu fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 – Centro. Instagram @museudepinda.

16ª Primavera dos Museus – Programação

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
19/09 – 19h
Mesa Redonda: “Memória, saberes e inclusão social nos museus” e “Oralidade e cotidiano: abordagens históricas em museus”. A audiência acontecerá via canal da TV Unitau: Youtube: https://youtu.be/WTUadSEAEYc
20/9 – 19h
Mesa Redonda: “A independência da imprensa” – Ocupando o 110º lugar no Ranking sobre liberdade de imprensa, é hora de discutirmos sobre o papel da imprensa brasileira.
21/9 – 19h
Mesa Redonda: “Negros e as Independências”
Com representantes dos conselhos de Cultura e da Comunidade Negra e de movimentos negros a conversa pretende discutir os movimentos de independências.
22/9 – 19h
Mesa Redonda: “Vale do Paraíba / Pindamonhangaba e a Independência”
Vale do Paraíba – o caminho da independência.
23/9 – 19h
Mesa Redonda: “Mulheres e a Independência”. Vamos conversar sobre o feminino? Mulheres do século XIX e a contemporaneidade, o que mudou?

  • Vista interna do Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina