Cmei Dr. Francisco Lessa Junior realiza projetos culturais e de sociabilização

“Semana do Folclore” e “Horta na Escola” são ações da escola em agosto

Colaborou com o texto: Victor Gobbo
***
No dia 23 de agosto, no Centro Municipal de Ensino Infantil Dr. Francisco Lessa Júnior, situado no bairro Cidade Jardim, aconteceram as apresentações culturais da “Semana do Folclore”, ação que faz parte de um dos “Projetos de Responsabilidade Social” da unidade.
O evento contou com diversas apresentações de histórias trabalhadas com os alunos e recontadas por eles para as suas famílias. O objetivo desta ação foi de proporcionar às famílias um momento prazeroso de leitura, troca e discussão sobre a importância da leitura desde a infância.
Também foi reforçada a importância dos pais no projeto “Maleta da Leitura”, que consiste no deslocamento de livros do acervo do Cmei” para a casa dos alunos, como mais um momento de incentivo e interesse na leitura dos livros. “A leitura na primeira infância atinge direto a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo que está inserida”, acredita a equipe da escola.
Além disso, a escola iniciou neste mês, com parceria do Conselho Escolar e com a participação de todos os membros da equipe, o projeto “Horta na Escola”, idealizado e encabeçado pelas professoras da parte da tarde Kátia, do Pré. Fase I, e Valéria, do Infantil I. Este projeto busca o contato direto dos alunos com o meio ambiente ao que têm acesso e a importância na prática do “porquê” preservá-lo, além de conhecerem melhor de onde vem certos alimentos tão importantes para seu desenvolvimento.
“Sendo a escola um espaço onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização, é fundamental o papel da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e críticos do seu papel na sociedade”, afirma a equipe escolar.