Com alta nos casos, Pinda realiza Semana de Combate à Dengue e convoca população para ações

Pindamonhangaba está declarando guerra à dengue. Com o número elevado de casos da doença, a Secretaria de Saúde do município está programando uma série de atividades para diminuir a proliferação do mosquito da dengue.

A Semana de Combate à Dengue acontecerá de 20 a 25 de março e o principal objetivo é mobilizar a população para somar os esforços no combate à dengue. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, o município registrou 59 casos de dengue contra 32 casos no mesmo período do ano passado. Março ainda não acabou, mas até o momento, só neste mês já são 61 novos casos.

Segundo levantamento, os bairros mais afetados são Shangri-lá, Campinas, Goiabal, Cidade Nova, Pasin, Vila São José, Mombaça e Araretama.

“Para que esse número não aumente é necessário que a população e os órgãos públicos façam uma força-tarefa no sentido de eliminar focos do mosquito, ou seja tudo que possa acumular água dentro e fora de casa” afirmou o responsável pelo Controle de Vetores da Prefeitura, Ricardo Costa Manso.

Segundo avaliação realizada pela Equipe de Controle de Vetores, a avaliação de densidade larvária no mês de janeiro está abaixo das últimas medições, porém o número de casos continua elevado. Segundo os dados o município atingiu 1,7 na medição, ou seja, em quase duas casas, num universo de 100 imóveis, registrou-se possibilidade de transmissão de dengue.

Ações que serão realizadas – Dentro do planejamento da Secretaria de Saúde será realizada nesta semana uma sala de situação envolvendo setores da prefeitura como DLP, Subprefeitura de Moreira César, Secretaria da Educação, Obras, Guarda Metropolitana, Secretaria de Governo, Secretaria da Saúde e Atenção Básica, para traçar estratégias para melhorar esses números, aumentando a fiscalização dos terrenos e casas com problemas relacionados, direcionando mutirões de limpeza para os bairros com maior número de casos, mobilizar alunos da rede municipal de ensino e alertar todos os postos de pronto atendimento assim como todas as unidades de saúde do município para notificarem e acolherem os casos de dengue e informarem o mais rápido possível.

As ações serão: Bloqueio de Controle de Criadouros em todos casos de dengue notificados; Bloqueios de nebulização residencial; Termonebulização (fumacê) e acompanhamento de perto, detectando todos locais da cidade com transmissão de dengue inclusive no período noturno das 17 às 20 horas e nos sábados, das 8 às 13 horas; palestras nas escolas de bairros onde há transmissão de dengue; Exposição de formas larvárias do mosquito na Praça Monsenhor Marcondes no sábado, dia 25de março.

  • Divulgação. O maior objetivo é mobilizar a população para também combater a dengue