Com apoio do Trânsito, escola Odete Corrêa Madureira realiza ‘Blitz Educativa’

A Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira, no Morumbi, realizou uma “Blitz Educativa” na última quinta-feira, 2, com o apoio do departamento de Trânsito. Essa ação foi a culminância do Projeto de Responsabilidade Social e Cidadania da Escola, que contou com outras ações anteriores, como a decoração da escola, brincadeiras lúdicas, atividades internas que simularam o trânsito, além de palestras ministradas pelo Departamento de Trânsito, que reuniu alunos, professores, funcionários e pais de estudantes, tudo em vista da conscientização de um trânsito seguro.

Ao longo do mês de maio e do desenvolvimento das atividades do projeto, os alunos vivenciaram o “Movimento Maio Amarelo: Mês de Conscientização no Trânsito”. Dentre as atividades, os alunos preparam cartinhas e lembranças aos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, com a finalidade de conscientizar para um trânsito seguro. Na ocasião, eles também foram de casa em casa entregando, aos moradores do bairro, cartinhas e panfletos acerca do Trânsito Seguro.

A necessidade de um projeto, visando à conscientização no trânsito, nasceu de uma realidade da própria escola, visto que o prédio escolar se encontra em uma via muito movimentada, merecendo atenção maior dos estudantes nos horários de entrada e saída. Com esse projeto, a comunidade escolar foi capaz de refletir acerca do papel e das responsabilidades de cada um, seja motorista, passageiro, ciclista, motociclista ou pedestre.

Para o diretor da escola, Welton Augusto Lopes dos Santos, “é desde pequeno que se aprendem as regras básicas no trânsito: usar o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestre, olhar para os dois lados, andar pela calçada, respeitar o semáforo etc”.

O diretor completou informando que “os alunos ainda não são motoristas. Mas quem sabe assim, conscientizando-os desde pequenos, alcançaremos um trânsito mais seguro no futuro? O mais legal é quando as crianças dão os bons exemplos aos adultos. Almejamos uma cidade mais segura – um trânsito mais seguro. E isso não pode deixar de ser trabalhado na escola”, afirmou.

  • Divulgação