Com posse e premiação literária, APL realiza última plenária do ano

Na noite de sexta-feira (25), no salão de eventos do Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina, aconteceu a última sessão plenária solene da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras do ano de 2016. Na programação, posse de acadêmico, apresentação poética, premiação literária a estudantes de escola local e apresentação musical.
Concurso
literário
Composta a mesa pelo secretário Aércio Muassab, canto do Hino Nacional e demais procedimentos de praxe, a presidente da APL, Elisabete Guimarães deu início à sessão. Iniciando a programação do evento, a acadêmica Rhosana Dalle apresentou os alunos vencedores do concurso literário realizado pela Etec–Escola Técnica João Gomes de Araújo.
Os alunos premiados, de acordo com a modalidade, foram os seguintes:
– Crônica. 1° lugar: Isabela Santos Corrêa – Só os loucos conhecem a chuva; 2°: Edson Gabriel de Freitas – A garota com a rosa; 3°: Diego Antônio Ramos de Souza – Matei o morto.
– Poesia. 1° lugar: Marcelo Barreto – Minutos extintos; 2°: Rodrigo de Melo Silva – Sua própria natureza; 3°: Washington Luís de Souza Junior – Num mundo obscuro.
– Conto. 1° lugar: Gabriela Francine Camargo – Procurando Borboletas; 2°: Lucas Camargo – Imo de uma mente transtornada; 3°: Rodrigo Pereira – Truque cruel.
Na realização deste concurso literário promovido pela Etec, estiveram envolvidos: coordenadora pedagógica Marília Schimdt, professora Maria Isolina de Oliveira Souza, professora Denize Macruz Azevedo Pereira e Daniela Russo (coordenadora da cozinha). Destaque para o aluno Rodrigo Pereira, grande incentivador do concurso. A avaliação dos trabalhos ficou por conta dos acadêmicos: Rhosana Dalle, Maurício Cavalheiro e Pedro Ivo Sales.
A Etec e a APL agradecem aos colaboradores que tornaram possível a realização do concurso e coquetel.
Posse de
acadêmicos
Após a premiação e a apresentação dos acadêmicos que compõem o Grupo de Estudos Guimarães Rosa com o do Auto de Natal ‘O burro e o o boi no presépio’, tiveram início as solenidades de posse aos quadros da APL.
Coube ao acadêmico Altair Fernandes fazer a apresentação de sua colega Jaqueline Bigaton Porto, que deixou o quadro de membros honorários para assumir a cadeira nº 29 de titulares. Em seguida a sua apresentação, Jaqueline discorreu sobre a vida e obra do patrono de sua cadeira, Dr. Francisco Lessa Junior.
A posse seguinte foi a de José Luís Gândara Martins (neto do historiador Athayde Marcondes). Gândara passou a integrar os quadros da APL assumindo a cadeira nº 20 de membros honorários. Foi responsável por sua apresentação a acadêmica Ana Maria Iadeluca. O novo acadêmico falou sobre o patrono de sua cadeira, Dr. José Paim.
Ambos os empossados assinaram o termo de posse e prestaram o juramento do acadêmico. A sessão foi encerrada com as palavras finais da presidente Bete Guimarães, que agradeceu a todos que participaram de mais uma plenária solene da APL e os convidou para o coquetel preparado pela equipe da Etec .
Compuseram a mesa: presidente APL, Elisabete Guimarães; capitão Cristiano Rosemberg Lima (representando o comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate); Karina Lacorte (Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina); professora Isolina de Oliveira Souza (representando a direção da Etec João Gomes de Araújo); acadêmico Alberto Santiago.

Imagens: Divulgação
  • Acadêmicos do Grupo de Estudos Guimarães Rosa apresentaram auto de Natal
  • A animação musical coube ao acadêmico, poeta cantador  Estevão Gabino Garcia Pallares e seu violão
  • A presidente da APL e a equipe da Etec responsável pela preparação do coquetel