Comgás segue com obras para expandir fornecimento de gás encanado em Pinda

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) iniciou em junho mais uma etapa de obras de expansão da rede de gás natural encanado em Pindamonhangaba. Os serviços envolvem a implantação de aproximadamente 71 quilômetros de tubulações, beneficiando os bairros Parque Ypê, Jardim Santa Luzia, São Benedito, Jardim Rosely, Mantiqueira, Maria Áurea e Jardim Imperial, além dos Residenciais São Sebastião, Vila Prado e Ouro Verde.
Desde outubro do ano passado, a companhia já instalou mais de 46 quilômetros de rede nos bairros Cidade Nova, Jardim Eloyna, Jardim Residencial Dr. Lessa, Loteamento Eduardo da Silva Neto, Residencial Campos Maia e Chácara Galega.
A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o fim de 2021. Os processos de construção e ampliação de rede da Comgás são feitos com a utilização de métodos não destrutivos. Desta forma, para implantar tubulações subterrâneas de gás natural encanado, não há necessidade de realizar grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde vão passar as redes de distribuição. São abertas pequenas valas em duas extremidades, pelas quais passam as ferramentas de perfuração, com o menor impacto possível.
A cada etapa, as valas abertas são fechadas provisoriamente quando o trabalho não é concluído, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos. Após a conclusão dos serviços, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente. Todas as intervenções são discutidas e avaliadas com a Secretaria de Obras, respeitando as interferências e os investimentos de melhorias realizados pela Prefeitura de Pindamonhangaba.

Benefícios do gás natural encanado

O gás natural permite diversas utilidades para residências, comércios e indústrias, como fogão, fritadeira a gás, piso aquecido, lareira, tocheiro, aquecimento de piscina, climatização de ambientes e secadora de roupas, além da geração de energia com uso de geradores a gás.
O uso desse insumo energético proporciona inúmeros benefícios: fornecimento contínuo e ininterrupto; mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem; pagamento de acordo com o consumo; e melhoria da mobilidade urbana – por dispensar o uso de caminhões para entrega – e do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 17 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 90 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.
Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

  • Essa semana os serviços estão sendo executados na região dos bairros Parque São Domingos e Santa Luzia - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação