Comitê do Paraíba define metas para desenvolvimento das Bacias

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) irá se reunir nesta quinta-feira (15), para aprovar o novo plano de bacias, documento que define as prioridades e investimentos para manutenção e recuperação da qualidade das águas na região.
A renovação do plano acontece a cada quatro anos, e sua aprovação tem como finalidade atualizá-lo com os ajustes necessários para a sua aplicação. A crise hídrica de 2014 reforçou a necessidade de revisão do plano, pois afetou diretamente os reservatórios da região.
O plano de bacias tem como finalidade orientar os investimentos a serem destinados às bacias hidrográficas da região, como proteção de bacias de abastecimento de água, tratamento de esgoto, proteção de mananciais, monitoramento dessas áreas, educação ambiental, dentre outros.
O CBH-PS é composto por 36 membros, sendo eles 12 representantes do Estado, 12 do Município e 12 da Sociedade Civil, que englobam além de usuários, universidades, agricultores e pescadores, que se encontram distribuídos nesses segmentos e decidem sobre os temas relacionados às bacias.
O plano estipula quais são as medidas mais urgentes a serem tratadas de forma a atingir as metas previstas no prazo de sua vigência, como por exemplo, a proteção de mananciais.
“O plano é um instrumento de gestão que orienta, define as ações e as metas, de maneira que os investimentos deem conta das demandas”, disse Fabrício Cesar Gomes, secretário executivo do CBH-PS.
Projetos
Na reunião, também serão discutidos o financiamento de projetos para 2017 e o processo para a eleição da nova diretoria do Comitê. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 4,5 milhões em projetos que atuem nas áreas prioritárias apontadas pelo plano.
Em relação às eleições, será aprovado o calendário da votação para definir os 36 membros que participam das decisões do CBH-PS. A expectativa é de que a primeira etapa do processo, que são as inscrições da sociedade civil, seja aberta imediatamente.
Serviço
A reunião acontecerá na Sede da Secretaria da Fazenda – Centro Regional de Administração de Taubaté, localizada na travessa Rochi Antonio Bonafé, 50 – Jardim Sandra Maria, Taubaté, às 8h30, e é aberta ao público.

Imagens: Divulgação