“Conferência Municipal de Assistência Social” será realizada neste sábado

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social convidam toda a população para participar da “IX Conferência Municipal de Assistência Social”, que será realizada no próximo sábado, dia 28 de setembro, das 8 às 17 horas, no auditório da Faculdade Anhanguera (avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, nº 3.344). O tema será “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Suas”. Para participar, basta fazer sua inscrição gratuita na hora do evento.
As conferências estão previstas no art. 18 da Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) como meio de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social, mostrando-se uma importante ferramenta no controle social.
As conferências de assistência social são instâncias que tem por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas e assim consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais.
A Conferência Municipal ocorre a cada dois anos e conta com a participação dos sujeitos envolvidos na política da assistência social (usuários, representantes de usuários ou de organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do setor) e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.
Devido a sua natureza deliberativa, as propostas feitas na conferência, ao serem transformadas em resolução, passam a ser prioridade para as ações desenvolvidas pelo Estado e Município.
Na conferência serão eleitos de forma paritária os representantes para a participação na Conferência Estadual, entre usuários, trabalhadores e poder público.
O evento contará com a presença da Profª Dra. Elisa M. Andrade Brisola, Mestre em Desenvolvimento Humano / Departamento de Serviço Social/Unitau, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional – Unis.