Conferência Municipal de Educação tem inscrições abertas

COLABOROU COM O TEXTO: Jennifer Gonçalves
***
As inscrições para a “1° Conferência Municipal de Educação” começam nesta quarta-feira (28) e seguem até o dia 3 de abril. A conferência acontecerá no dia 7 de abril, das 8 às 18 horas, na Faculdade Anhanguera, e tem como objetivo discutir os eixos do documento referência da Conape-Conferência Nacional Popular de Educação.
A Conape visa discutir a educação com democratização, com a participação da população, debatendo e opinando. Os eixos que serão discutidos são pilares da educação, temas de extrema importância que irão compor a conferência, os documentos referências são os planos nacionais e municipais de educação.
O primeiro eixo tem como tema: O PNE (Plano Nacional de Educação) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
O segundo eixo: Planos decenais e o SNE (Sistema Nacional de Educação): Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais.
O terceiro eixo discute os: Planos decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
O quarto eixo fala sobre: Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência.
O quinto eixo: Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.
O sexto eixo: Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação.
O sétimo eixo: Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.
O oitavo e último eixo: Planos Decenais, SNE e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.
As inscrições podem ser realizadas no site oficial da prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br).
Serão ofertadas 200 vagas, sendo 25 para cada um dos oito eixos. Haverá certificação de 10 horas de participação aos presentes, sendo validada para o processo de bonificação dos professores da Rede Municipal. A conferência é gratuita e aberta para todos os interessados e não exclusivamente a profissionais da Rede Municipal de Ensino.

 

Programação:

7h45 às 8h – Credenciamento
8h às 8h30 – Mesa de abertura
8h30 às 9h30 – Palestra
9h30 às 9h45 – Café
9h45 às 11h – Aprovação do Regimento da Conferência
11h às 12h30 – Discussão dos Eixos
12h30 às 14h – Almoço
14h às 15h45 – Discussão dos Eixos
15h45 às 16h – Café
16h às 18h – Plenária e eleição dos delegados
para a etapa estadual