Conhecimento, inteligência ou sabedoria?

O Conhecimento é diferente da inteligência. Eu sei que a capital da França é Paris, que a lua fica a 384.400 Km da terra, e por aí vai…
O que eu tenho é conhecimento, informação. A informação não demanda inteligência.
Existem pessoas com problemas mentais e com excelente memória.
Mas, da informação eu posso constituir relações, comparações, sistemas que, sim, representam inteligência.
Inteligência é a capacidade de utilizar dados em vários contextos, compreender e resolver vários problemas e conflitos.
A inteligência ainda não é feita por máquinas, muito embora esteja muito próxima disso.
Cada vez mais se ouve falar, o que a filosofia chamava de sabedoria, e hoje a psicologia moderna diz ser inteligência emocional, que é o equilíbrio diante das questões difíceis.
Valorizar cada acontecimento, dar importância certa para cada reação, não dar importância a fatos irrelevantes, isso sim seria uma inteligência emocional bem equilibrada.
Isso é sabedoria, a sabedoria pode melhorar com a idade, mas pode piorar também.
Para se conviver bem com as pessoas é necessário estar no mesmo plano civilizacional que elas. Acho que por isso as pessoas simples são muito mais sociáveis.
Só não podemos confundir inteligência com sabedoria. Já dizia Buda: “desenvolva a sabedoria, ela é como um grande barco, forte, com o qual você atravessa o oceano, do nascimento, velhice, doença e morte, um barco seguro, no qual você navega na existência”.
Então ainda fica a dúvida, sobre conhecimento, inteligência e sabedoria.
Sobre o conhecimento e a inteligência, foi fácil diferenciar, mas a sabedoria é a que ajuda a construir a vida, é um tipo de conhecimento que você adquire através de experiências, ou maturidade.
Já dizia Albert Einstein: “A maturidade começa a se manifestar quando sentimos que nos preocupamos mais com os outros do que com nós mesmos”.