Conselho Comunitário de Segurança discute queda nos índices de criminalidade

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
O Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (Conseg) realizou mais uma reunião ordinária na noite do dia 4 de setembro. Na ocasião, o debate incluiu a diminuição nos índices de criminalidade registrado no apontamento prévio do mês de agosto e também a atividade do Corpo de Bombeiros na cidade e na região.
A reunião contou com a participação da delegada Dra. Renata Costeli Lourenço, que apresentou esclarecimentos acerca de crimes, como homicídio, e prisões efetuadas em Pindamonhangaba. A capitã PM Lucimeire Jerônymo, comandante da Polícia Militar, destacou a baixa dos números de quase todas as modalidades de crime no município, em comparação com agosto do ano passado.
Os dados apresentados apontam o declínio de: 146 para 105 furtos, 58 para 43 roubos, 19 para 16 furtos de veículo, 15 para 13 roubos de veículo, 7 para um roubo de cargas. “Esses índices estão em queda mês a mês. O que é muito bom e se deve ao desenvolvimento de operações especiais em determinados horários”, afirmou Lucimeire. Segundo ela, o único item que registrou aumento foi o homicídio, com dois registros no fim de agosto – um no Distrito de Moreira César e outro na zona leste. “Apesar desse aumento pontual, o histórico mostra queda no acumulado do ano. Em 2016, Pinda teve 32 homicídios e fechou 2017 com 22 casos. E, neste ano, nos oito primeiros meses foram 10, sendo a maioria com envolvimento de elementos no tráfico de droga”, analisou a capitã.
Além da produtividade policial, com destaque para os casos de flagrantes, mandados de prisão, apreensão de adolescentes, localização de autos e apreensão de drogas e arma de fogo, o trabalho do Corpo de Bombeiros esteve na pauta do encontro do Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba. O comandante regional do Corpo de Bombeiros, capitão PM Paulo Roberto Reis de Souza, informou a respeito da atuação da corporação na região. Sendo que Pinda integra o 11º Grupamento.
Segundo o capitão Reis, em 2017, o quartel local dos bombeiros atendeu 3.120 intervenções operacionais de combate a incêndio, resgate, buscas e salvamento. Ele ainda destacou que o foco atual dos trabalhos está na fiscalização de edificações, com autuação e interdição de construções, e na parceria com os serviços do Samu. Além do mais, a corporação implantará o programa “Bombeiro Educador”, que busca passar instruções às crianças nas escolas pindenses.