Construindo Cidadania: Desenvolvimento pelo voluntariado – Temos que tomar cuidado

Que o trabalho voluntário faz bem para todos já não é uma grande novidade, que se pode obter experiencia de trabalho com ele, também não, mas que ele nos traz novas ou reforça nossas habilidades, isto ainda é novidade para alguns, por isso vamos tratar desse assunto hoje.
Quando você passa a exercer o trabalho voluntário começa ganhando maturidade e passa para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes. Essascaracterísticas formam as competências comportamentais. Desenvolver características pessoais e sociais garantem uma maior realização pessoal. Ter competências comportamentais bem desenvolvidas, são fatores decisivos nas contratações, voltamos à experiencia de trabalho para o mercado de trabalho atual.
. Liderança – Durante um trabalho voluntário você poderá a possibilidade de sugerir novas ideias e coordenar alguma atividade do projeto.
. Capacidade de execução – Muitas pessoas começam algo, mas logo desistem deixando uma série de trabalhos inacabados ao longo do caminho.
. Capacidade de trabalhar em grupo – Quando você decide fazer um trabalho voluntário já começa a trabalhar uma competência comportamental que é a capacidade de trabalhar em grupo.
. Criatividade e Inovação – Seja pela escassez de recursos ou pela busca de soluções inovadoras para resolver um problema, certamente o voluntário precisa utilizar a criatividade. Esta competência é bastante valorizada nas empresas, pois demonstra o perfil de um profissional diferenciado e inovador.
. Flexibilidade e Adaptabilidade – A capacidade de se adaptar a mudanças e diferentes contextos fazem parte da rotina do voluntariado. É provável que a equipe tenha mudanças frequentes pela rotatividade, por exemplo. Inegavelmente, é importante destacar que a própria realidade encontrada pode ser muito diferente daquela vivida pelo voluntário. Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, um profissional flexível e com grande capacidade de adaptação é extremamente fundamental.
. Autodesenvolvimento e autogestão – Fazer um serviço voluntário é uma forma de manter a proatividade. Assim, ajuda a construir a ideia de uma pessoa e profissional que está sempre em busca de novos desafios e de autodesenvolvimento.
. Pensamento crítico e resolução do problema – Essa é uma das principais características requisitadas nas empresas. A habilidade de identificar as causas de um problema e, dessa forma, buscar soluções para possíveis pontos de conflitos e dificuldades futuras.
A dedicação ao trabalho voluntário é perfeita para se desenvolver neste quesito, uma vez que o indivíduo é colocado frente a frente com situações que exigem pensamento crítico.
Trabalho voluntário: Comprovado por milhões de pessoas ao redor do mundo, de todas as raças e credos, por pesquisadores e é colocado em prática há milhares de anos. Será que há dúvidas ainda para você? Fácil resolver, vamos colocar em prática.