Construindo Cidadania: Desvendando a Agenda 2030. ODS

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos
No atual momento moderno da nossa sociedade, julgo um dos objetivos mais difíceis, não que os outros não sejam, mas este, visto boa parte da responsabilidade ser principalmente dos governantes e dado o desinteresse social da grande maioria deles, trazendo para o Brasil, não vejo nenhum interesse em desenvolvimento econômico sustentável e a preocupação com emprego se dar preferencialmente em épocas de eleição, não sou pessimista, mas não vejo nosso país cumprindo este ODS.
Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos, nós começamos a voltar a crescer este ano e a taxas ridículas, perto do desejável.
O Brasil apesar de inovador em muitos aspectos muito gerado pela necessidade, ainda está longe da modernização tecnológica e inovação fabril.
Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais, ainda vejo no Brasil o turismo predatório e exploratório, sem o cuidado da preservação e a preocupação de promover turismo de qualidade, grande parte dos locais turísticos no País estão largados, principalmente quando se trata de locais públicos.
Alcançar emprego pleno, igualdade de condições para jovens, mulheres e pessoas com deficiência, tirar o jovem dos empregos marginais, erradicação do trabalho forçado, a total eliminação do trabalho infantil, ambientes seguros e protegidos para o trabalhador, entre muitos outros desafios.
E nós cidadãos como fazer parte desta construção, como ser um construtor deste ODS?
É difícil nossa participação, ou melhor, muito sutil, pois diferente de outros que já apresentei aqui, esta muito longe de nossas ações salvo para os que são empresários que podem sim incorporar parte ou a totalidade destas práticas, mas ainda assim muitas estão ligadas a decisões governamentais, portanto ficamos muito restritos a nossa participação voluntária na observação e cobrança de atitudes dos nossos supostos representantes, nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e câmara dos deputados e senadores.
Pode até parecer fácil, mas é uma participação importante e que ainda não temos a prática tão cotidiana em fazê-la, pois, essas casas, que deveriam estar abertas para nós, teimam em dificultar nosso acesso a informações e físicos a elas. Graças a algumas organizações sociais, começamos a ter acesso a informações de forma mais objetiva e correta.
Procure por informações e acompanhe para que possa cobrar e sugerir.
Quem disse que era fácil. #naodesistimosjamais