Construindo Cidadania: O que o voluntariado traz para a educação?

Eu tenho acompanhando nos últimos 18 anos, muitos trabalhos voluntários e os trabalhadores voluntários em muitos estados e em outros países, para que hoje possa reconhecer o quanto pode e faz bem o voluntariado para as pessoas.
Na educação, onde tive duas experiências que me deixaram muito feliz, uma na educação publica em uma escola de educação infantil na cidade de Pindamonhangaba e outra na educação infantil também na escola particular Fractal em São Paulo. As duas experiências me mostraram que com a inserção desta matéria, pois foi assim incorporado nas duas escolas citadas, as crianças tinham vontade de entender o que é o trabalho voluntário e como eles, mesmo com sua tenra idade, poderiam realiza-lo. Este fato era marcante não só nas aulas, mas também nas falas de seus pais, que eram procurados pelos seus filhos para falar sobre o assunto e até mesmo pressioná-los para ajuda-los a fazer alguma ação voluntária.
Quando tratava de voluntariado com as crianças, não era um tema fechado ao específico da prática voluntária em uma organização social, mas como todos poderiam desenvolver ações voluntárias na vida diária para melhorar a vida de todos de alguma forma. Isso fazia com que os olhos daquelas crianças brilhassem, pois poderiam sair da sala de aula e colocar em prática alguma coisa do que foi falado e discutido com os colegas de sala.
O trabalho voluntário faz com que as crianças entendam um pouco mais a sociedade em que vive, a diferença entre as pessoas, a diferença de culturas e respeite estas diferenças e interaja de maneira propositiva com todas elas.
Foram experiências de 1 e 2 anos respectivamente, com resultados fantásticos. Imagine isso como política pública, que diferença faria na formação das crianças, visto que teriam esse assunto durante 10 ou 13 anos continuamente? Certamente teríamos jovens melhor preparados para viver em sociedade, para entende-la e atuar de forma positiva.
Quem sabe um dia. Esta é minha esperança e meu continuo desafio, de conversar com forças políticas para que entendam a importância do assunto e tratem ele com deferência para efetivamente propor mudanças importantes na formação de nossas crianças, tanto no ensino público como no particular.
Acredito que teremos esta inserção do assunto de alguma forma em algum tempo, será necessário para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, a começar pelo nosso bem maior, nossas crianças no lugar mais apropriado para que mergulhem no assunto, a escola.
A educação é o começo e o fim de tudo, sem ela não teremos um país, uma sociedade e cidadãos melhores, portanto temos que investir todos nossos esforços para que a educação possa ser o nosso principal foco de atuação e o voluntariado aliado a ela certamente o risco de erro será bem pequeno. Torçamos para isso.

 

– Roberto Ravagnani