Editorial : Crise pede proximidade com estudos

A história nos mostra e mais que mostra, ela nos ensina claramente, dia a dia, que os países que mais investem em educação são os que apresentam melhores desempenhos econômicos, sociais e estruturais.

Isso é uma verdade absoluta. Não há o que contestar. Também é de conhecimento de todos que, na vida das pessoas, a metodologia de utilização da educação também funciona como maneira para obtenção de sucesso.

Embora haja muitos exemplos de pessoas bem sucedidas sem qualificação, não se pode descartar os que estudaram muito e ainda não obtiveram êxito profissional, acadêmico ou financeiro. Exceção sempre existe, mesmo que a pessoa não tenha culpa da sua ausência de sucesso. Entretanto, aos que estudam mais, as chances acabam sendo maiores.

Como estímulo a você leitor, podemos concluir ainda que, em momento de recessão econômica e de retração do mercado, uma das melhores soluções para driblar as armadilhas da crise é se manter preparado.

O estudo é essencial para quem pretende continuar crescendo mesmo em um momento delicado. De acordo com o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, o ideal é que o profissional foque no estudo e tente equilibra-lo com a carreira em que está.

“Quando surge a oportunidade de se aprimorar, o ideal é que a pessoa agarre essa chance com toda a força. A carreira não ficará em segundo plano porque é pensando justamente nela que o curso vai ser realizado. Opções de pós- graduação, outras línguas, são extremamente válidas. Mas se o profissional conseguir optar por algo que vá agregar mais campos de atuação, como o coaching, por exemplo, conseguirá tirar mais proveito”, acredita o especialista.

França reforça, no entanto, que o curso não é garantia de um retorno imediato. Por conta da crise, mesmo com o aprimoramento e o leque de opções, pode demorar um pouco mais do que o normal para aquela pessoa retornar ao mercado. “Não será do dia para a noite e o profissional precisa estar ciente disso. Mas, em um momento onde quase tudo é válido, vale a pena investir nisso. Pode demorar alguns meses, mas é certo que você irá encontrar o resultado, principalmente se tiver foco e objetivos bem definidos”, finaliza.

Os conselhos do especialista valem para todas as pessoas, tanto as que almejam pequenas realizações, quanto para as que buscam atingir níveis mais elevados.

De qualquer maneira, o que não pode faltar é a educação. Educação como ferramenta de transformação e ponte para o sucesso. O estudo é essencial.