Editorial : Cultura carnavalesca

Tradicional na região, o “Festival de Marchinhas” de Pindamonhangaba já tem data para acontecer e lista dos classificados para a primeira fase da seletiva, que este ano homenageia Mirabeau Pinni – um dos mais engajados na criação da primeira ‘Associação das Escolas de Samba de Pinda’ e criador do bloco “Meninos do Chafariz”, na década de 1970.

O objetivo principal do festival é resgatar e divulgar a tradição das marchinhas carnavalescas e incentivar a criatividade dos compositores populares de todo o País; tendo em vista que a cada ano, cresce o número de inscritos e de candidatos de outros estados e regiões.

Em sua décima segunda edição, o evento arrasta uma multidão para a “Praça do Quartel”, local que tem se tornado símbolo do carnaval popular. Grupos de idosos, de crianças, de jovens e famílias inteiras participam das eliminatórias – com torcida ‘a favor’ e ‘contra’ algumas apresentações –; mas que no fundo, quem ganha é a cultura regional com canções e interpretações tão ricas e carregadas de histórias e de humor.

E é isso que vale: agregar à cultura popular e regional!