Editorial : Cultura em foco

Duas oficinas culturais estão com inscrições abertas em Pindamonhangaba: uma é a “Oficina de Direção Teatral”, com coordenação de Fernando Rodrigues – ator, diretor e professor, bacharel e Mestre em Artes Cênicas. A outra é: “Além da Imaginação: a Magia dos Efeitos Especiais”.

As aulas de “Direção Teatral” serão realizadas no “Espaço Cultural Teatro Galpão”, nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro (aos sábados). O conteúdo é voltado para estudantes de Artes Cênicas e diretores de teatro iniciantes e tem a intenção de fazer um pequeno panorama histórico do trabalho da Direção Teatral e realizar um exercício cênico que possibilite a prática e a reflexão sobre algumas práticas de organização de processos de criações teatrais.

Já a oficina sobre efeitos especiais apresentará os principais truques criados por equipes que inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes cheios de tanta emoção. Por meio de muitos trechos de filmes de várias épocas, os participantes aprenderão como foram concebidos e aperfeiçoados os mais importantes truques óticos, mecânicos e digitais e conhecerão o trabalho de grandes artistas especializados em nos fazer acreditar no impossível. A aula acontecerá no dia 3 de outubro, no Palacete 10 de Julho (sede do Departamento de Cultura).

Para ambas as oficinas serão necessárias inscrições pelo email do departamento de Cultura. É preciso verificar a idade mínima para participação nessas oficinas.

Estas iniciativas são resultados de parcerias entre a prefeitura de Pindamonhangaba e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Poieses – Oficinas Culturais e do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som).