De Pinda para o mundo

Bailarina Lavínia Karen é selecionada para o “Barcelona Summer Dance 2019”

“Um, dois, três e quatro; Dobro a perna e dou um salto; Viro e me viro ao revés; e se eu caio conto até dez. Depois, essa lenga-lenga toda recomeça. Puxa vida, ora essa! Vivo na ponta dos pés. Quando sou criança; Viro orgulho da família: giro em meia ponta; Sobre minha sapatilha.”
A Bailarina – Toquinho

Em seu currículo estão nove festivais, sendo oito nacionais e um internacional. Desses, por seis vezes ela alcançou o primeiro lugar e por duas vezes, o terceiro lugar; além de conquistar o papel de “Bailarina Revelação”.

Em 2017, sua apresentação na cidade de Porto, em Portugal, lhe rendeu o primeiro lugar em um festival internacional desbancado bailarinas de vários países, e tendo a chance de representar o Brasil no “World All Dance”, em Orlando, nos Estados Unidos.

Mas ela não parou por aí, este ano, foi selecionada no “Aplausos Festival de Dança”, que aconteceu em São Paulo, para um curso internacional: o “Barcelona Summer Dance 2019”.

Com toda essa bagagem, a bailarina e atleta de Pindamonhangaba Lavínia Karen tem muito que comemorar! Com apenas 15 anos (prestes a completar 16, ela me adianta), Lavínia é de uma doçura e de um talento tão exagerados que nem parecem caber na mesma pessoa. Conversando, ela é de uma delicadeza; de voz calma e baixa; de um semblante tão meigo que em nada se parece com aquela bailarina que “voa nos palcos” e faz os jurados ficarem boquiabertos com suas apresentações.

Voando alto, mas com os pés nos chão

Ela mesma diz que nos palcos não se reconhece: “É como se eu me tornasse outra pessoa”, conta.
Mas esta outra pessoa não se esquece de suas origens. Há mais de dez anos envolvida com o balé e com a ginástica rítmica, Lavínia traz mais que troféus e medalhas em sua bagagem: ela traz aprendizado, perseverança e a ajuda que tanto precisa para se expressar melhor. Um dos seus maiores aprendizados é que, não importa o quão longe ela for, seu porto seguro é perto da sua família, ao lado dos seus irmãos e dos seus pais. “Já deixei de participar de alguns festivais porque não pudemos bancar financeiramente. Mas sei que independente disso, eu tenho todo o apoio dos meus pais e familiares”.
Mais velha de quatro filhos, elas diz que entende perfeitamente que sua área de atuação é cara e que exige muito investimento, além de dedicação e disciplina. Lavínia também diz que, mais do que ser “uma bailarina de carreira. Ela quer que seu exemplo mude histórias. Que crianças e adolescentes se inspirem em sua trajetória e dedicação”.
Na ginástica rítmica ela treina quatro horas por dia, e três vezes por semana faz aulas de balé. A diversão acontece apenas aos fins de semana, “quando não tem festival”, brinca.

 

Em busca de patrocínio
O “Barcelona Summer Dance 2019” é um curso de dança intensivo de verão para estudantes intermediários e avançados, com idade entre 10 e 22 anos, que acontece durante o verão de 2019 em Barcelona, na Espanha. Além de todo o aprendizado oferecido, neste evento, Lavínia terá chances de ser selecionada para fazer parte do programa profissional de inverno e fazer parte do “BCN City Ballet”, nos Estados Unidos. É por isso que quem quiser e puder ajudá-la a representar Pindamonhangaba e o Brasil, que entre em contato pelos telefones: (12) 98209-0936 (Fernanda) ou (12) 98171-7031 (Lavínia). Mais informações em sua fanpage: “Bailarinalaviniakaren”.

  • “Quando eu danço, não tem explicação para o que sinto”, diz Lavínia
  • “A Lavínia é uma menina muito dedicada em tudo que faz! Sempre demonstrou talento e paixão pela dança. Muito educada, disciplinada e obediente nas críticas e nas correções. Tem uma frase que retrata bem tudo que ela está conquistando: a humildade, a obediência e a perseverança podem nos levar às alturas!” Esther Follmann - Professora de balé e coreógrafa
  • Ela já participou de oito festivais nacionais e um internacional. Desses, por seis vezes conquistou o 1º lugar e por duas vezes, o 3º
  • Dançarina americana Maddie Ziegler é uma das inspirações de Lavínia
Desenvolvido por CMC Multimídia
Tamanho da fonte
Modo Contraste