Defesa Civil conta com serviço de SMS

A Defesa Civil de São Paulo conta com o serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.
De acordo com a Capitã Fernanda Rafaela Lourenço de Moraes, a ferramenta está disponível em todo o Estado. “Ela auxilia bastante a Defesa Civil a emitir esse alerta de risco e desastres diretamente às pessoas e a toda sociedade”, explica.
Quem não recebeu a mensagem para realizar o cadastramento pode solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.
O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e atualmente também funciona em mais de 20 países.